Setor de shoppings no Brasil cresce 10% em 2014 e fatura R$ 143,2 bilhões
O setor de shopping centers no Brasil cresceu 10,1% em 2014 e faturou R$ 142,3 bilhões, segundo balanço divulgado pela Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers) nesta terça-feira (27).
Foram abertos 24 novos shoppings no ano passado; o plano inicial era abrir 43. "Alguns empreendimentos foram planejados em um momento feliz, mas hoje o momento econômico é outro e foram postergados", disse Adriana Colloca, superintendente da Abrasce.
No total, o país conta agora com 520 centros comerciais. O número de lojas cresceu 10,4% e chegou a 95.292.
"Tivemos um ano com menos dias úteis, incertezas na política e muitos desafios na economia", disse o presidente da entidade, Glauco Humai. "Apesar disso, o aumento das vendas no setor em 2014 se manteve acima do desempenho do varejo em geral e do PIB [Produto Interno Bruto] brasileiro."
Os segmentos de lojas que tiveram maior crescimento foram os de telefonia (21,6%), perfumaria (18,2%) e jóias (13,7%).
Ainda segundo a Abrasce, o Natal foi a data comemorativa que mais contribuiu para o crescimento do setor, como costuma acontecer todo ano.
Em média, as vendas em dezembro subiram 8,5% em relação ao mesmo período de 2013. O desempenho é melhor que o do comércio em geral, que aumentou 1,2% no mesmo período.
Nordeste supera Sul em vendas
A região com maior participação nas vendas foi o Sudeste (57%). Pela primeira vez, porém, a região Nordeste (17%) passou a região Sul (12%) na segunda colocação.
Outro aspecto do crescimento do setor que chama a atenção é a forte presença de shoppings no interior. Também pela primeira vez, há mais shoppings em cidades do interior do que nas capitais.
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