IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BC dos EUA mantém juros e diz que continua 'paciente' sobre alta das taxas

Do UOL, em São Paulo

28/01/2015 17h32

O Fed (Federal Reserve, o banco central norte-americano), repetiu nesta quarta-feira (28) que continuará "paciente" para elevar os juros e disse que a economia dos Estados Unidos está nos trilhos, apesar das turbulências em outros mercados ao redor do mundo.

O órgão manteve as taxas básicas entre 0% e 0,25%, em vigor desde o fim de 2008.

Concluindo a primeira reunião do ano, autoridades do Fed minimizaram as manobras urgentes adotadas por outros bancos centrais neste mês para estimular suas economias enfraquecidas e previu contínua expansão econômica nos EUA.

"O comitê julga que pode ser paciente ao começar a normalizar a postura da política monetária", disse o comunicado do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês).

O Fed reconheceu que a inflação desacelerou para ainda mais longe de seu objetivo de longo prazo e que medidas de inflação baseadas no mercado caíram substancialmente -- avaliação mais negativa sobre as pressões inflacionárias do que em dezembro.

Mas o tom do Fed foi otimista, mantendo-se em vias de elevar os juros ainda neste ano. Algumas autoridades do Fed e economistas têm indicado que a alta de juros, que seria a primeira em quase uma década, provavelmente ocorrerá entre junho e setembro.

Não houve entrevista coletiva ou novas projeções econômicas após a reunião de dois dias do Fomc.

O comunicado vem após uma mudança na política monetária em dezembro, quando o Fed informou que adotará uma postura "paciente" para elevar os juros. Então, a diretora do Fed, Janet Yellen, esclareceu em entrevista coletiva que "paciente" significava pelo menos duas reuniões.

No comunicado de dezembro, o Fed defendeu que sua postura era consistente com a orientação anterior, de manter os juros quase zerados por um "tempo considerável" após completar a terceira rodada de compra de títulos, que acabou em outubro.

O comunicado divulgado nesta quarta-feira removeu a referência à orientação anterior.
O Fed disse que "a atividade econômica tem se expandido em ritmo sólido", mudando a referência a um "ritmo moderado" no comunicado anterior.

"As condições do mercado de trabalho têm melhorado ainda mais, com forte geração de emprego e taxa de desemprego mais baixa", acrescentou o banco central.

O comunicado foi adotado de forma unânime.

(Da Reuters)