IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BC aponta que economia encolheu 0,15% em 2014, primeira queda desde 2009

Do UOL, em São Paulo

12/02/2015 08h34Atualizada em 12/02/2015 12h50

A atividade econômica no Brasil encolheu 0,15% em 2014, de acordo com dados do Banco Central divulgados nesta quinta-feira (12). É a primeira queda anual do indicador desde 2009, quando caiu 1,25%. 

Os dados são do IBC-Br, calculado pelo Banco Central e considerado uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto) oficial, que é divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Em 2013, o BC mediu crescimento de 2,57% da atividade econômica; o PIB oficial do IBGE mostrou alta de 2,5%.

O IBC-Br incorpora estimativas para a produção nos três setores básicos da economia: serviços, indústria e agropecuária. Ele é divulgado todo mês; o PIB oficial é trimestral.

  • Correção: a matéria informava, anteriormente, queda de 0,12% da economia, que é o dado dessazonalizado. Em comparações anuais, o dado observado é mais preciso.

Contração de 0,15% no quarto trimestre

Somente no mês de dezembro, a queda observada foi de 0,55% em relação a novembro, de acordo com dados ajustados. Na série sem ajuste, a baixa foi de 1,87%.

Olhando apenas o quarto trimestre, foi registrada uma contração de 0,15%, sobre os três meses anteriores. Sobre o quarto trimestre de 2013 a retração foi de 0,63%. Considerando os dados ajustados sazonalmente houve recuo de 0,51%. 

Expectativa do BC: PIB de 0,2%

No Relatório de Inflação de dezembro, o BC projetou crescimento do PIB de 0,2% em 2014. Essa estimativa começou com 2%, depois foi cortada para 1,6%, depois 0,7% e, finalmente, 0,2%.

Os analistas consultados pelo BC para o boletim Focus estimam avanço de 0,07%, na última coleta disponível. 

Banco Central X IBGE

O índice é elaborado mensalmente pelo BC e é considerado uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto) --que é calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a cada trimestre e leva a um resultado anual. 

O indicador do BC é visto pelo mercado como uma antecipação do resultado do PIB, e serve de base para investidores e empresas adotarem medidas de curto prazo. Porém, não necessariamente reflete o resultado anual do PIB e, em algumas vezes, distancia-se bastante.

O indicador do BC leva em conta a trajetória das variáveis consideradas como bons indicadores para o desempenho dos setores da economia (agropecuária, indústria e serviços).

A estimativa do IBC-Br incorpora a produção estimada para os três setores acrescida dos impostos sobre produtos. O PIB calculado pelo IBGE, por sua vez, é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país durante certo período.

(Com Reuters)

Saiba o que é PIB

Veja como são feitos os cálculos do Produto Interno Bruto e quem contribui nessa conta

Entenda