IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Após reclamação, guaraná vai informar que tem apenas "aroma" e "sabor" açaí

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

26/02/2015 15h57

A Ambev fez um acordo com a associação de consumidores Proteste e vai alterar a propaganda do Guaraná Black. O produto foi lançado em janeiro como contendo uma mistura de guaraná e açaí. 

Como o açaí não consta da lista de ingredientes do rótulo do produto, a Proteste considerou que a empresa fazia propaganda enganosa e pediu providências ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) e aos Procons de São Paulo e do Rio de Janeiro.

A Proteste queria que a empresa provasse o uso da fruta na fabricação do produto. Se não houvesse açaí, a entidade pedia que fosse retirada do rótulo e dos anúncios publicitários qualquer menção à fruta.

Guaraná Antarctica Black - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
Açaí não consta entre os ingredientes listados no rótulo da bebida
Imagem: Reprodução/Facebook

Segundo a Proteste, a Ambev apresentou cópia do registro do produto no Ministério da Agricultura que comprova a presença de aroma natural de açaí na sua composição.

Ainda assim, a empresa se comprometeu a alterar, em até seis meses, a embalagem do produto, para que conste expressamente a existência de "aroma natural de açaí" e "aroma natural de guaraná" e não apenas a palavra "aromatizante", na lista de ingredientes.

A fabricante também vai fazer mudanças na propaganda. A expressão "Guaraná, Açaí e Frutas da Amazônia" será alterada para "Frutas da Amazônia: Guaraná e Sabor Açaí".

Em nota, a Ambev diz que comprovou que "o refrigerante contém aroma natural de açaí em sua receita, conforme informado desde o lançamento do produto, respeitando as normas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento".

"Em conjunto, concordamos em tornar a comunicação mais clara para sanar qualquer eventual dúvida", diz o comunicado.