IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Coca-Cola celebra 100 anos de garrafa com exposição, livro e Marilyn Monroe

Do UOL, em São Paulo

26/02/2015 19h48

A garrafa de vidro da Coca-Cola, ícone da marca, completa 100 anos em 2015. Para comemorar a data, a empresa vai promover uma série de ações pelo mundo.

Entre elas, estão exposições, o lançamento de um livro e propagandas estreladas por celebridades como Marilyn Monroe.

Desde o lançamento do refrigerante, alguns modelos de garrafas foram usados pela Coca-Cola. Mas foi a embalagem criada pela empresa Root Glass, colocada no mercado em novembro de 1915, que acabou fazendo parte da história da marca.

"Desde sua criação, ela já atingiu o status de ícone, e continua sendo um importante ativo de nossa empresa até hoje", disse, em nota, Marcos de Quinto, diretor-executivo de marketing da Coca-Cola Company.  

Exposição sobre a garrafa virá ao Brasil

O centenário da garrafa será comemorado com a exposição "The Coca-Cola Bottle: An American Icon at 100" ("A Garrafa de Coca-Cola: um Ícone Americano aos 100"), que ficará em cartaz no High Museum of Art, em Atlanta (EUA) entre os dias 28 de fevereiro a 4 de outubro.

Pela primeira vez, duas pinturas originais da garrafa de Coca-Cola feitas por Andy Warhol serão exibidas, ao lado de mais de 100 trabalhos artísticos e fotografias da embalagem. A exposição incluirá também protótipos e croquis originais da garrafa.

Além da exposição fixa, uma mostra de arte itinerante, com trabalhos artísticos que têm como tema a garrafa, vai passar por 15 países ao longo do ano.

O Brasil está entre eles. Por aqui, a exposição será realizada a partir de 1º de junho. As cidades por onde a mostra vai passar ainda não foram definidas.

Anúncios com celebridades americanas

Uma série de campanhas publicitárias foi preparada especialmente para a comemoração. A atriz Marilyn Monroe e os cantores Elvis Presley e Ray Charles são as estrelas de anúncios que serão veiculados ao longo de 2015 na internet e em mobiliário urbano, como pontos de ônibus.

Nas imagens, eles aparecem bebendo Coca-Cola, ou sendo "beijados" pela garrafa, como dizem os anúncios.

A empresa também vai divulgar, ao longo de 2015, 14 anúncios feitos para a televisão. Um deles, criado pela Ogilvy & Mather Paris, conta a história da criação da garrafa.

As comemorações incluem, ainda, a veiculação de uma música feita especialmente para o aniversário. "Nobody Like You" foi composta pelo cantor e compositor canadense Francesco Yates e estreou nesta quinta-feira (26) nas rádios americanas.

A letra conta uma história de amor tradicional e é uma ode ao formato arredondado da embalagem. A música será ouvida também em anúncios da Coca-Cola na televisão ao longo de 2015.

Livro vai contar história da embalagem

Em parceria com a editora francesa Assouline, a Coca-Cola também vai lançar um livro, com edição limitada, sobre a história da embalagem do refrigerante. A publicação será lançada em março.

A empresa criou, ainda, o aplicativo Story of the Coca-Cola Bottle (História da Garrafa de Coca-Cola), disponível gratuitamente para Apple e Android.

O aplicativo mostra os arquivos da Coca-Cola dentro da sede da empresa em Atlanta.