IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Internautas atacam anúncio da Bombril com doméstica negra; empresa contesta

Anúncio mostra Tânia Aparecida, eleita "melhor doméstica do Brasil" no Raul Gil - Reprodução/Facebook
Anúncio mostra Tânia Aparecida, eleita "melhor doméstica do Brasil" no Raul Gil Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

28/04/2015 15h07Atualizada em 29/04/2015 10h36

Uma campanha publicitária da Bombril no Facebook causou polêmica entre os internautas. O anúncio foi publicado na segunda-feira (27), quando foi comemorado o Dia da Empregada Doméstica, e traz uma mulher negra representando uma empregada.

Internautas criticaram a propaganda, porque, segundo eles, as demais campanhas publicitárias da empresa --que tratam de bem estar, cuidados com a casa e entretenimento-- trazem personagens brancos.

Em um dos comentários mais curtidos na rede social, Gabriela Moura afirma: “e pensar que o pacote de Bombril deve estar mais caro do que o diploma comprado pelo publicitário ameba que criou essa peça racista”.

Outros usuários afirmaram que a marca está "parada no tempo" por associar mulheres negras ao trabalho doméstico na época da escravidão, e por "vincular a imagem da mulher negra aos postos mais baixos de trabalho e com menos direitos".

Melhor doméstica do Brasil

Procurada pelo UOL, a Bombril esclareceu que a mulher que ilustra a campanha se chama Tânia Aparecida, e foi eleita, em 2011, a "melhor doméstica do Brasil" por meio de um concurso transmitido pelo programa Raul Gil, no SBT.

Desde então, ela virou o "rosto" do projeto Casa Bombril, que funciona no Butantã, zona oeste de São Paulo (SP). Por meio do projeto, a empresa oferece cursos certificados para profissionalizar as domésticas. O objetivo, segundo a Bombril, é "mudar a vida profissional das empregadas domésticas".

"O resultado é uma formação diferenciada, que pode gerar oportunidades de aumento da renda individual e familiar e a possibilidade de ingresso com mais capacidade no mercado de trabalho", diz a Bombril.

Metade das domésticas de SP é negra

Mais da metade das trabalhadoras domésticas na região metropolitana de São Paulo é negra, segundo um estudo da Fundação Seade divulgado na semana passada. A proporção é maior do que em outros tipos de trabalho. 

Em 2014, 52,6% das empregadas domésticas em São Paulo eram negras. Se forem considerados todos os tipos de trabalho, as negras eram 38,1%.

Leia a íntegra da nota da Bombril

"A Bombril esclarece que Tania Aparecida, que está na homenagem feita pela marca no Facebook ao Dia da Doméstica, é consultora da Casa Bombril, centro de formação gratuita para domésticas. Tania é a competente profissional que ganhou a primeira edição do concurso Melhor Doméstica do Brasil, realizado em 2011 no Programa Raul Gil e, desde então, faz parte do quadro de colaboradores da Casa Bombril. A Bombril tem uma história de incentivo e valorização da mulher brasileira, independentemente de raça, classe social ou qualquer outra classificação. Prestamos uma homenagem, com a figura da Tania, a toda a classe de empregada doméstica do Brasil, que a Bombril sempre valorizou e reconheceu."