IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Senado aumenta limite do crédito consignado de 30% para 40% do salário

Do UOL, em São Paulo

29/04/2015 17h23

O plenário do Senado aprovou nesta quarta-feira (29) uma medida provisória que aumenta o limite de descontos autorizado pelo trabalhador na folha de pagamentos para incluir despesas com cartão de crédito. 

Pelas regras atuais, os trabalhadores podem autorizar o desconto de empréstimos, financiamentos ou arrendamento mercantil até o limite de 30% do valor do salário. 

Com as regras da Medida Provisória 661, aprovada hoje, o limite foi aumentado para 40%, mas o acréscimo só poderá ser usado para despesas com cartão de crédito.

O projeto de lei agora vai seguir para sanção da presidente Dilma Rousseff.

Medida pode levar a endividamento

O educador financeiro e presidente da Abefin (Associação Brasileira de Educadores Financeiros), Reinaldo Domingos, ouvido pelo Infomoney, diz que a medida é semelhante ao crédito consignado, por permitir que o funcionário faça um empréstimo com a empresa que, posteriormente, será descontado de seu salário.

A dúvida remanescente, ressaltada por Domingos, é: "Se a pessoa já não conseguia viver dentro do padrão de vida que 100% do seu salário podia oferecer, como ficará com menos do que isso?".

Além disso, se o trabalhador se comprometer com as linhas atreladas ao salário - já que já se pode comprometer 30% do salário em crédito consignado -, seus ganhos podem ser reduzidos em 40%.

Isso torna praticamente impossível que o assalariado passe o mês sem novos empréstimos e parcelamentos para aliviar e eliminar as dívidas – e, por sua vez, isso levará ao efeito "bola de neve" e a um endividamento cada vez maior.

É uma medida que pode, de fato, acabar com o planejamento financeiro e levar ao superendividamento da população. 

(Com Agência Brasil e Infomoney)