IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Parmalat aposta na nostalgia e volta ao mercado com campanha dos mamíferos

Divulgação/Parmalat
Imagem: Divulgação/Parmalat

Do UOL, em São Paulo

11/05/2015 19h28Atualizada em 11/05/2015 19h46

Quem não se lembra do clássico jingle "O elefante é fã de Parmalat…"? Foi apostando na nostalgia que a Parmalat preparou seu retorno ao mercado brasileiro, ressuscitando a "campanha dos mamíferos".

A campanha original tinha sido um sucesso na década de 1990. Desta vez, foram incluídos mamíferos de espécies típicas do Brasil, como o bicho-preguiça, o lobo-guará, o tamanduá, o tatu e a jaguatirica.

A campanha também vai incluir o “Mamificator”, um aplicativo em que o usuário poderá inserir a imagem de seu rosto no de um dos mamíferos, tanto em foto como em vídeo. 

O dispositivo será lançado nos próximos dias na fanpage da marca, segundo a BETC, agência de propaganda responsável por este retorno da Parmalat.

Nas redes sociais, a Parmalat ainda afirma que está estudando retomar a ação de trocar embalagens de leite pelos bichos de pelúcia da coleção. Isso ajudou a transformar os “mamíferos” em fenômeno na década de 1990.

Do ponto de vista do negócio, a comunicação é uma prioridade da marca, tanto quanto a produção e a distribuição. 

“Esta nova fase é desafiadora, pois a Parmalat deixou o posto de líder de mercado há um longo período e nossa estratégia é retomar esta colocação a médio e longo prazo”, comenta Patrick Sauvageot, presidente da Parmalat no Brasil.

Volta ao mercado

Em 2003, a Parmalat do Brasil passou por um grave crise financeira após a revelação de um escândalo contábil de bilhões de euros pela matriz italiana. No começo de 2004, a empresa pediu concordata (atual recuperação judicial). 

A Parmalat do Brasil foi comprada pela empresa de investimentos Laep, em consórcio com a Perdigão, em 2006. Veio nova crise, e a Laep entrou com pedido de recuperação judicial e foi, posteriormente, liquidada.

Em 2013, a Laep perdeu os direitos de produção da Parmalat, que passaram à LBR (Lácteos Brasil) --no entanto, a Laep ainda tem vínculos com a marca, pois é acionista indireta na LBR, sem poder de decisão. 

Então, também em crise, foi a vez da LBR pedir recuperação judicial. A LBR foi adquirida pelo grupo francês Lactalis.