IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

ANP publicará edital da 13ª rodada de petróleo no dia 12 de junho

Shutterstock
Imagem: Shutterstock

Alana Gandra

Agência Brasil

26/05/2015 11h22

O diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombutíveis (ANP), Florival Carvalho, disse na segunda-feira (25), no Rio de Janeiro, que o edital da 13ª rodada de petróleo deverá ser publicado no dia 12 de junho e trará todo o calendário do leilão. O pregão está previsto para ocorrer no final deste ano e envolverá áreas em terra e no mar, em várias regiões do país, exceto no pré-sal.

Carvalho participou de evento organizado pelo Instituto Brasileiro do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP), quando foram divulgadas propostas da entidade para aprimorar a política nacional de conteúdo local, aplicada ao setor de óleo e gás no país.

O diretor da ANP informou que foram feitos alguns ajustes pontuais no edital da 13ª rodada. “[Como foram] modificações muito pontuais, o edital vai sair muito idêntico aos editais anteriores. Não vejo muita alteração, não”, disse. Ele acrescentou que cada rodada tem alguma mudança que a ANP chama melhoria regulatória. “Isso é comum”, destacou.

A ANP já recebeu as propostas do IBP, que serão analisadas durante as audiências e consultas públicas referentes a 13ª rodada. Uma das propostas, é que a exemplo do que ocorre no regime de partilha, o conteúdo local tenha um percentual fixo estabelecido pelo governo também para os contratos de concessão, de forma a aumentar a atratividade do leilão para as empresas investidoras.