IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Com PIB em queda, sindicato de SP projeta retração maior na construção

Camila Maciel

Da Agência Brasil

29/05/2015 16h35

O Sindicato da Indústria da Construção Civil de São Paulo (SindusCon-SP) avaliou, em nota, que a redução do PIB (Produto Interno Bruto) “deverá impactar ainda mais o setor da construção civil”.

A economia brasileira recuou 0,2% no primeiro trimestre deste ano em relação ao último trimestre do ano passado, e 1,6% em relação aos três primeiros meses de 2014. No acumulado de 12 meses, o PIB registrou queda de 0,9% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores

Entre os segmentos industriais, a construção civil apresentou redução de 2,9% em relação ao primeiro trimestre de 2014.

O PIB é a soma de tudo o que é produzido no país, e foi divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A estimativa do sindicato é que o PIB da construção sofra queda de 5,5% neste ano na comparação com o ano passado.  “E poderá ser ainda maior diante desse cenário”, disse na nota o presidente do SindusCon-SP, José Romeu Ferraz Neto.

Par a entidade, o declínio da atividade da construção nos últimos 12 meses acontece por causa de vários fatores, como diminuição dos investimentos e inflação.

“No ajuste fiscal, os investimentos do governo sofreram profundos cortes, o que fará cair ainda mais o volume de obras", disse Ferraz Neto.