IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Mercados nos EUA limitam venda de ovos após surto de gripe aviária

Do UOL, em São Paulo

09/06/2015 12h37Atualizada em 09/06/2015 12h37

Vendedores nos Estados Unidos estão limitando o número de ovos por consumidor por causa da gripe aviária, de acordo com o jornal "Washington Post". Segundo a publicação norte-americana, uma importante rede de supermercados do país não está vendendo mais que três caixas de ovos para cada consumidor.

Em maio, agricultores norte-americanos foram forçados a matar quase 40 milhões de frangos e outras aves com medo de uma nova versão da gripe aviária.

Um surto dessa versão se espalhou por 15 Estados norte-americanos e duas províncias canadenses, exigindo o abate em massa de frangos e perus.

A onda se transformou num aumento de 80% no preço de atacado dos ovos, e uma alta mais modesta no custo da carne de peru, que poderia durar até o final do ano, mesmo que o surto de gripe possa ser contido com sucesso --segundo funcionários da indústria.

O estado norte-americano de Iowa, maior produtor de ovos do país, enfrentou o abate de cerca de 25 milhões de aves, especialmente galinhas chocadeiras.

Risco de falta de ovos no Brasil é mínimo, dizem produtores

O risco de uma situação semelhante acontecer no Brasil é mínimo, segundo o presidente do Conselho Administrativo do Instituto Ovos Brasil e vice-presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal, Ricardo Santin.

Segundo ele, dentre os grandes produtores do mundo, o Brasil é o único país a nunca registrar focos de gripe aviária em seu território. Ainda de acordo com ele, o risco de a doença acontecer aqui é mínimo, devido aos “rígidos e avançados sistemas de controle sanitário”, aos “processos de controle das próprias empresas e o isolamento geográfico das unidades produtoras” e ao “rastreamento sanitário pleno da produção”. 

(Com AFP)