IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Conta de luz da Eletropaulo fica 17,04% mais cara a partir de hoje

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

04/07/2015 06h00

A conta de luz nas 24 cidades atendidas pela Eletropaulo, inclusive a capital paulista, fica mais cara a partir deste sábado (4). Para casas, o aumento é de 17,04% e para a indústria, de 11,73%.

É o quarto aumento só neste ano.

O reajuste foi autorizado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), a agência reguladora do setor elétrico, na terça-feira.

Considerando o aumento deste sábado, a conta de luz dos 6,7 milhões de clientes da Eletropaulo já subiu 75% em relação a dezembro do ano passado.

Eletropaulo teve gasto extra com energia, diz agência

A justificativa para a nova alta da tarifa, segundo a Aneel, são os gastos extras que a Eletropaulo teve com a compra de energia de fonte térmica, devido ao baixo nível de água nos reservatórios das usinas hidrelétricas.

A Eletropaulo afirma que vai ficar com 1,27 ponto percentual do aumento. O restante, segundo a empresa, vai pagar custos com geração e transmissão de energia, tributos e encargos do setor. 

Bandeira vermelha está em vigor desde janeiro

O aumento de 75% desde dezembro já leva em conta o acréscimo das bandeiras tarifárias, sistema que indica se o país está em um momento bom para a geração de energia (bandeira verde), se as condições exigem atenção (bandeira amarela) ou se as condições para gerar energia são ruins (bandeira vermelha).

A bandeira vermelha está em vigor no país desde janeiro. Com ela, o consumidor paga R$ 5,50 a mais por cada 100 quilowatt-hora que consumir.

Lâmpadas incandescentes serão 'extintas'