TAM vai estrear novos aviões da Airbus com voo SP-Manaus em janeiro
A companhia aérea TAM anunciou nesta terça-feira (7) que seu primeiro avião do modelo A350 XWB da europeia Airbus vai começar a voar em janeiro do ano que vem, na rota Guarulhos (São Paulo) – Manaus.
Em março de 2016, o A350 XWB deve começar a ser usado no trajeto Guarulhos - Miami (EUA) e, a partir de abril, na rota Guarulhos - Madri (Espanha).
A empresa vai começar a receber os aviões em dezembro deste ano, como já era previsto. No total, a TAM comprou 27 aviões desse modelo, e as entregas devem ser feitas gradualmente até 2019.
A TAM é a quarta empresa aérea do mundo a receber os aviões (a primeira foi a Qatar Airways), e a primeira da América. O avião da brasileira terá capacidade para 348 passageiros. A aeronave pode conter diferentes configurações, dependendo da companhia aérea.
No final de junho de 2015, o A350 XWB havia recebido 781 pedidos firmes de 40 clientes.
O modelo
O avião, de médio porte e longo alcance, tem parte da fuselagem e das asas feita com material similar a fibra de carbono. O modelo vem para concorrer com o 787 e o 777 da norteamericana Boeing.
Com inovações na aeronave, a Airbus promete diminuir as dores de ouvido comuns nas viagens de avião e reduzir o jet lag, cansaço causado por longos voos em que há mudança de fuso horário.
São fabricados três modelos do A350 XWB: 800, 900 e 1.000. A TAM adquiriu os aviões do modelo 900, que têm 66,9 metros de comprimento por 17,05 metros de largura, em média, e autonomia de voo de 14,4 mil quilômetros.
Nesta terça, a TAM informou que a configuração dos primeiros três aviões terá 30 poltronas na classe executiva e 318 na econômica.
Cada fileira da econômica terá nove assentos de 45,72 cm de largura, o que, segundo a companhia, dará aos clientes mais espaço, além de oferecer janelas panorâmicas e bagageiros mais espaçosos para guardar seus pertences de mão.
A empresa está estudando criar uma econômica 'plus' a partir do quarto avião, o que vai ocasionar mudanças na configuração das três primeiras aeronaves.
Treinamento e rotas
Para que os futuros pilotos do A350 XWB estejam totalmente familiarizados com o manuseio do avião, eles vão cumprir cerca de 60 dias de treinamento em solo e em voo.
Segundo a TAM, esses profissionais hoje operam o modelo A330 e serão designados para comandar o A350 XWB devido à similaridade entre as linhas de produtos da Airbus.
Essa semelhança facilita e reduz custos de operações, treinamento e manutenção.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.