IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Dois vinhos brasileiros aparecem entre os dez melhores do mundo em 2015

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Do UOL, em São Paulo

14/07/2015 13h00Atualizada em 14/08/2015 17h21

Dois vinhos brasileiros aparecem entre os dez melhores do mundo em uma lista feita pela Associação Mundial de Jornalistas e Escritores de Vinhos e Licores (WAWWJ). Outros dois produtos nacionais figuram também entre os 100 melhores do mundo no ranking.

Os produtos nacionais escolhidos foram:

  • em 8º lugar: Marcus James Espumante Brut, da vinícola Aurora;
  • em 9º lugar: Espumante Garibaldi Prosecco Brut, da Cooperativa Vinícola Garibaldi;
  • em 39º lugar: Aurora Espumante Chardonnay Brut, da vinícola Aurora;
  • em 52º lugar: Garibaldi Espumante Moscatel, da Cooperativa Vinícola Garibaldi.

O ranking é elaborado com base em 74 concursos mundiais de bebidas, como o Concours Mondial de Bruxelles e o International Wine Challenge. As pontuações dos vinhos variam de acordo com a importância relativa do concurso e a posição de cada rótulo dentro deles.

Australianos, franceses e espanhóis entre os dez melhores

Como no ano passado, o topo da lista é ocupado pelo champanhe Charles Heidsieck Blanc des Millénaires Millesime 1995, da francesa Vranken Pommery Monopole Heidsieck.

Em segundo e terceiro lugar, aparecem dois espanhóis: Pedro Ximenez Selección de Robles 1927, das Bodegas Robles, seguido por Bioca Godello 2013, das Bodegas María Teresa Nuñez Vega.

Entre os dez primeiros colocados, três rótulos são franceses, dois são espanhóis, dois do Brasil, dois da Austrália e um dos EUA.

Entre 62 países, Brasil em 13º

No ranking dos melhores países produtores de vinhos, o Brasil aparece em 13º lugar entre 62 nações.

À frente estão: EUA, França, Espanha, Itália, Austrália, Portugal, África do Sul, Argentina, Chile, Nova Zelândia, Alemanha e Canadá.