IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Vendas do varejo caem 0,9% em maio, 4º mês de queda, e recuam 4,5% em 1 ano

Do UOL, em São Paulo

14/07/2015 09h18

As vendas do comércio caíram 0,9% em maio na comparação com abril. É o quarto mês seguido de queda. Na comparação com maio do ano passado, a queda foi de 4,5%.

No ano, até agora, o volume de vendas registra queda de 2%; em 12 meses, o resultado é negativo em 0,5%.

Em abril deste ano, as vendas haviam caído 0,4%.  Em março, tinham recuado 0,9%; em fevereiro, a queda tinha sido de 0,1%. Em janeiro, o indicador tinha subido 0,8%.

Os dados foram divulgados nesta terça-feira (14) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Cinco de oito atividades tiveram queda nas vendas

Na comparação de maio deste ano com maio do ano passado, cinco das oito atividades pesquisadas pelo IBGE apresentaram queda.

A venda de móveis e eletrodomésticos foi a mais afetada, com queda de 18,5%. O resultado reflete não só à redução de renda e o menor ritmo de crescimento do crédito, mas também o fraco desempenho das vendas em comemoração ao Dia das Mães na comparação com maio do ano passado. O resultado também foi reforçado pelo aumento das vendas de televisores motivado pela Copa do Mundo no ano passado.

A venda de livros, jornais e revistas caiu 11,8%. Tecidos, vestuário e calçados tiveram queda de 7,7% nas vendas; supermercados, bebidas e fumo caíram 2,1%. A venda de combustíveis e lubrificantes recuou 4,2% em maio.

Tiveram alta as vendas de artigos farmacêuticos (1,8%), de equipamentos para escritório (0,3%) e de outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,2%).