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ONG faz reclamação ao Procon contra xampu no formato de personagem infantil

Personagens viram embalagem de shampoo - Divulgação
Personagens viram embalagem de shampoo Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

28/07/2015 18h44Atualizada em 29/07/2015 16h43

O Instituto Alana, ONG que atua em defesa da criança, encaminhou uma reclamação contra a empresa de cosméticos Biotropic por direcionar a publicidade de alguns de seus produtos diretamente às crianças.

A ONG encaminhou a queixa ao Procon Municipal de Serra (ES), cidade onde a empresa tem sede, e também ao Procon estadual do Espírito Santo.

A queixa é contra o marketing da linha "Cabeças Divertidas Biotropic", que inclui xampu, condicionador e sabonete líquido. Os produtos dessa linha têm embalagens no formato de personagens do universo infantil, como Homem de Ferro, Homem Aranha, Tartarugas Ninja, Dora e Monster High.

De acordo com a ONG, a empresa não poderia usar tais personagens para atrair a atenção das crianças.

"A criança, pela fase de desenvolvimento em que se encontra, acredita a partir do que vê na publicidade que o produto cosmético lhe trará benefícios, ainda que irreais, como a beleza, a diversão, a aventura e poderes de personagens de desenhos animados", disse a advogada Ekaterine Karageorgiadis, do Instituto Alana.

A empresa veicula propagandas dos produtos em canais infantis, como Disney Channel e Disney XD.

O instituto questiona a postura da empresa nas redes sociais. Segundo a queixa, os textos publicados pela Biotropic se dirigem ao público infantil de uma maneira imperativa. Uma mensagem foi citada como exemplo: "O Finn não sabe qual sabonete escolher: Princesa Jujuba ou Marceline? Ah, na dúvida leva logo os dois!!"

A ONG critica, ainda, o fato de a empresa enviar kits de produtos para blogueiros mirins divulgarem em seus perfis nas redes sociais.

O caso é agravado pelo fato de os produtos anunciados serem cosméticos, porque, segundo o Instituto Alana, "se utilizados inadequadamente, podem oferecer riscos à saúde das crianças". 

Procurada pelo UOL, a Biotropic eviou uma nota informando que não recebeu nenhuma notificação sobre o caso. Também disse que tanto seus produtos como a sua publicidade respeitam as regulamentações e as leis. 

Nota da Biotropic

"A Biotropic vem, por meio desta, informar que, até a presente data, não recebeu qualquer notificação de órgão oficial em relação à campanha de comunicação estabelecida para as linhas de produtos que comercializa.

No entanto, a direção da empresa ressalta que todos seus produtos são desenvolvidos dentro dos padrões de qualidade e regulamentação exigidos pelos órgãos oficiais que fiscalizam o segmento, como a ANVISA. E a comunicação estabelecida respeita a legislação brasileira vigente.

Atenciosamente,
Marconi Arruda Leal
Diretor Presidente – Biotropic"