IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

PIB dos EUA sobe 2,3% no trimestre, impulsionado por gastos de consumidores

Do UOL, em São Paulo

30/07/2015 09h48Atualizada em 30/07/2015 10h24

O PIB (Produto Interno Bruto) anualizado dos Estados Unidos subiu 2,3% no segundo trimestre, impulsionado pelos gastos dos consumidores.

O dado do primeiro trimestre foi revisado de queda de 0,2% para alta de 0,6%, de acordo com informações do Departamento de Comércio divulgadas nesta quinta-feira (30).

A revisão ao crescimento do primeiro trimestre refletiu medidas adotadas pelo governo para refinar o ajuste sazonal de alguns componentes do PIB.

Investidores avaliam que o resultado positivo pode estimular o Federal Reserve, banco central do país, a subir as taxas de juros por lá.

O efeito disso no Brasil é que, com a taxa de juros subindo, parte do dinheiro hoje investido aqui pode ser transferido para os EUA, que são considerados um destino mais seguro para investimentos.

PIB e juros

O Federal Reserve, banco central norte-americano, descreveu na véspera a economia como crescendo "moderadamente", ao mesmo tempo que melhorou sua perspectiva sobre o mercado de trabalho e afirmou que o setor imobiliário mostrou avanços "adicionais". 

A avaliação do Fed deixou a porta aberta para possível uma elevação da taxa de juros em setembro.

Embora a expansão do PIB no segundo trimestre tenha ficado ligeiramente abaixo das expectativas de economistas (que previam alta de 2,6%), a composição do crescimento indicou fundamentos cada vez mais sólidos.

(Com Reuters)