Conar pede alteração em embalagem de suco por induzir consumidor ao engano
O Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) pediu a alteração da embalagem do suco Sufresh por causa das inscrições “100% de suco” e “só laranja”. Segundo o órgão, o conjunto da embalagem pode induzir o consumidor ao engano visto que a bebida possui água e outros componentes.
Em decisão tomada na última quarta-feira (29), o órgão pede para que as inscrições sejam retiradas da embalagem e para que a comunicação do produto seja clara.
O caso foi analisado pelo Conar após denúncia de um consumidor enviada por e-mail ao órgão em março.
Durante o processo, a Wow Nutrition, detentora da marca Sufresh, argumentou que a embalagem estava em conformidade com as determinações do Ministério da Agricultura.
Porém, no entender do conselho de ética do Conar, que decidiu por maioria de votos, independente de seguir as regras legais, a maneira como a mensagem está construída na embalagem pode, sim, induzir o consumidor ao engano.
A decisão é em primeira instância e cabe recurso à fabricante. No entanto, a empresa tem até seis meses para modificar a embalagem, mesmo que decida entrar com nova defesa.
Caso a decisão em segunda instância seja favorável à fabricante, ela poderá voltar a usar a embalagem atual.
Mudança é só para suco de laranja
O pedido de mudança feito pelo Conar vale apenas para o suco de laranja, apesar de a marca possuir outros quatro sabores de bebida com as mesmas inscrições na embalagem: uva, maçã, maçã com morango e maçã com uva.
Como não houve denúncia para essas embalagens, a alteração fica a critério do fabricante da bebida.
Segundo a assessoria de imprensa do Conar, em mais de 8.000 processos julgados pelo conselho nunca aconteceu de uma recomendação ser descumprida.
Outro lado
Procurada, a Wow Nutrition informou que recebeu a notificação do Conar somente na tarde desta sexta-feira. A empresa disse que, antes de comentar a decisão, precisa analisar o conteúdo e, se necessário, providenciar as alterações para garantir que a comunicação não deixa dúvidas para o consumidor.
Em nota, a fabricante afirmou que preza pela transparência no relacionamento com o cliente. "Todos os nossos produtos estão rigorosamente dentro dos padrões de identidade e qualidade e em conformidade com a legislação vigente para a categoria", diz a nota.
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