IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Caixa lidera ranking de reclamações contra bancos em julho; Bradesco é 2º

Do UOL, em São Paulo

17/08/2015 13h47Atualizada em 17/08/2015 17h57

A Caixa Econômica Federal apareceu em primeiro lugar no ranking de reclamações contra os grandes bancos em julho, segundo informações do Banco Central divulgadas nesta segunda-feira (17). São considerados grandes os bancos com mais de 2 milhões de clientes.

O BC tem um critério para montar esse ranking. O número de reclamações procedentes é dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1 milhão. A partir dessa conta, chega-se a um índice. As reclamações procedentes são aquelas que infringem normas do Conselho Monetário Nacional (CMN) ou do próprio BC.

Em julho, o índice da Caixa Econômica Federal  foi de 12,85. Um terço das 983 queixas de clientes consideradas válidas (328) pelo BC contra a Caixa foram relativas a irregularidades relativas a cartões de crédito.

O Bradesco aparece em segundo lugar no ranking do BC, com índice de 12,80. Teve um total de 975 reclamações, sendo 334 delas por cobrança irregular de tarifa por serviços não contratados.

O HSBC ocupa a terceira posição, com índice 7,56.

O ranking completo pode ser visto no site do BC.

Outro lado

A Caixa afirmou que encara como prioridade a redução das reclamações e o aumento da solução. O HSBC disse que o banco realiza alterações significativas, principalmente, no modelo de gestão e atendimento. O Bradesco informou que processos já foram ajustados e apontou que a qualidade de atendimento sempre foi foco do banco.

Vejas as notas dos bancos:

Caixa

“A Caixa Econômica Federal tem investido em treinamento e capacitação de empregados e em soluções tecnológicas para promover a qualificação do atendimento bancário em respeito aos direitos do consumidor.

A CAIXA revisa permanentemente seus serviços e produtos para garantir a satisfação dos seus clientes e reitera que a redução das reclamações e o aumento da solução em todos os canais são prioridades do banco. Esclarece ainda que valoriza as informações e reclamações dos clientes, feitas por canal interno ou externo, e as utiliza como subsidio para melhorar e modernizar o seu atendimento.”

Bradesco

“A posição do Bradesco no ranking do Banco Central reflete a inclusão de registros específicos decorrentes de processos que já foram ajustados e que visam a constante melhoria no atendimento aos clientes. A qualidade de atendimento sempre foi nosso foco como atestam os rankings de 2013 e 2014 e está priorizada nos programas de treinamento contínuo ao nosso quadro de colaboradores.”

HSBC

“O HSBC avalia todas as demandas recebidas pelos canais oficiais de atendimento e atua com o foco do cliente para estabelecer melhorias contínuas em seus serviços. Com o cliente no centro de tudo, o banco tem realizado alterações significativas, principalmente, no modelo de gestão e atendimento. O HSBC ressalta que segue altos padrões de qualidade para atender os pontos levantados nas avaliações dos seus clientes.”

(Com Reuters)