IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Hospitais São Luiz e Santa Paula deixam de atender Unimed Paulistana

Do UOL, em São Paulo

27/08/2015 16h25Atualizada em 27/08/2015 17h20

Os hospitais São Luiz e Santa Paula e os laboratórios da rede Dasa (entre eles Lavoisier e Delboni Auriemo) suspenderam o atendimento de clientes do plano de saúde Unimed Paulistana.

Procurados pelo UOL, o São Luiz e o Dasa informaram, por meio da assessoria de imprensa, que não vão se pronunciar sobre o caso. O Santa Paula confirmou a suspensão, disse que é temporária e que está em negociação com a Unimed Paulistana. 

Na manhã desta quinta-feira (27), a reportagem entrou em contato com as centrais de atendimento das três instituições, por telefone, e foi informada que o plano realmente não é mais aceito. Os atendentes orientam o cliente a entrar em contato diretamente com a Unimed Paulistana.

Em nota, a Unimed Paulistana informou que: a suspensão do atendimento no grupo Dasa é temporária, que ainda está negociando com o hospital Santa Paula e que passou a trabalhar com uma rede substituta à rede D'Or, dona do São Luiz.

"Nenhum cliente será impactado com as reestruturações da rede, já que a operadora conta atualmente com 2.500 cooperados, 200 clínicas, 150 laboratórios e centros de diagnóstico e quase 90 hospitais credenciados, que estão disponíveis de acordo com o plano de saúde contratado", diz a operadora em nota.

A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) informou que os planos de saúde podem fazer alteração na rede assistencial, mas os clientes precisam ser avisados.

"A ANS reforça que em caso de dificuldade de atendimento, o beneficiário deve entrar em contato com sua operadora para solicitar outra alternativa. Se o problema persistir, ele deverá, de posse do protocolo da demanda feita junto à operadora, entrar em contato com a ANS por um de seus canais de relacionamento para registro de reclamação", informa a agência.

Leia abaixo as notas da Unimed Paulistana, da ANS e do Santa Paula na íntegra:

Unimed Paulistana

"A Unimed Paulistana informa que está trabalhando com uma rede substituta à Rede D'or, em consonância com o preconizado pelo órgão regulador, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Também informa que a Unimed Paulistana está em fase final de negociação com o Hospital Santa Paula, e que os atendimentos devem ser retomados em breve. Já o contrato com o laboratório Dasa se encontra ativo, mas está com atendimento suspenso temporariamente. Cabe frisar que a Unimed Paulistana está em negociações com o prestador, visando adequar as premissas comerciais com a reestruturação em curso na operadora, oriunda do início de atividades da nova administração, eleita em 28/03/2015.

A Unimed Paulistana conta hoje com quase 750 mil beneficiários. Nenhum cliente será impactado com as reestruturações da rede, já que a operadora conta atualmente com 2.500 cooperados, 200 clínicas, 150 laboratórios e centros de diagnóstico e quase 90 hospitais credenciados, que estão disponíveis de acordo com o plano de saúde contratado."

Agência Nacional de Saúde Suplementar

"A Unimed Paulistana tem hoje 22 planos com a comercialização suspensa e atualmente está sob os regimes especiais de Direção Fiscal e Direção Técnica. A primeira é decretada quando a operadora apresenta anormalidades econômico-financeiras e administrativas, e a segunda quando são detectadas anormalidades administrativas e assistenciais. Ambas podem colocar em risco a continuidade e a qualidade do atendimento à saúde dos beneficiários.

Os regimes especiais são acompanhamentos realizados pela ANS dentro da operadora e não significa intervenção, uma vez que a Agência não tem poder de gestão. Durante os regimes, a operadora deve continuar funcionando normalmente e cumprindo com suas responsabilidades para com os beneficiários de sua carteira. Entre suas responsabilidades está incluso o dever de informar qualquer alteração na rede assistencial e, nos casos de exclusão de prestador hospitalar da rede, ainda cabe à operadora solicitar a autorização da ANS para que isso ocorra.
 
A forma como deve ser feita a comunicação ao beneficiário quando houver descredenciamento de médicos, clínicas, laboratórios e hospitais fica a cargo da operadora, desde que o consumidor seja comunicado da alteração (pode ser via internet, e-mail, carta, telefonema). O descumprimento à obrigatoriedade da informação quanto ao descredenciamento do prestador pode ocasionar multa de R$ 25 mil, conforme determina o artigo 74 da Resolução Normativa nº 124 da ANS.

Veja abaixo trecho da Resolução Normativa:

Informações Devidas a Consumidores

Art. 74. Deixar de comunicar aos consumidores as informações estabelecidas em lei ou pela ANS:
Sanção – advertência;
Multa de R$ 25.000,00
 
Reclamações

A ANS reforça que em caso de dificuldade de atendimento, o beneficiário deve entrar em contato com sua operadora para solicitar outra alternativa. Se o problema persistir, ele deverá, de posse do protocolo da demanda feita junto à operadora, entrar em contato com a ANS por um de seus canais de relacionamento para registro de reclamação."

Santa Paula

"O Hospital Santa Paula informa que está em negociação com a operadora de plano de saúde Unimed Paulistana para regularização dos pagamentos. Os pacientes estão sendo informados sobre a suspensão temporária."