IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ministro da Fazenda cancela ida à Turquia para ter reunião com Dilma

André Dusek/Estadão Conteúdo
Imagem: André Dusek/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

03/09/2015 15h25Atualizada em 03/09/2015 15h56

O ministro da Fazenda, Joaquim Levy, cancelou a viagem para a Turquia, onde participaria de uma reunião entre ministros do G20 (grupo das 20 maiores economias do mundo). A alteração na agenda foi confirmada pela assessoria de imprensa do ministério. O motivo: uma reunião na tarde desta quinta-feira (3) no Palácio do Planalto.

Levy se reúne com a presidente Dilma Rousseff. Os ministros Nelson Barbosa, do Planejamento, e Aloizio Mercadante, da Casa Civil, também devem participar da reunião.

A expectativa do governo é que o recado a ser passado após o encontro seja o da pacificação, segundo informações da Agência Estado. 

Levy manteve os demais compromissos no exterior na semana que vem: segunda-feira em Madri e terça em Paris, no encontro da OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico). Isso pode ser um sinal de que a intenção do encontro é apenas manter a unidade da equipe. 

Segundo fontes ouvidas pela Agência Estado e pela agência de notícias Reuters, o ministro tem a intenção de continuar no cargo e a reunião servirá para discutir o orçamento.

Rumores de possível saída do governo

O cancelamento da viagem acontece num momento em que há rumores de que Levy estaria descontente com o governo e cogitando deixar o Ministério da Fazenda.

Os boatos dizem que houve desentendimento entre ele e o Ministro do Planejamento, Nelson Barbosa, sobre a apresentação do Orçamento de 2016 com um rombo de R$ 30,5 bilhões. Segundo os rumores, Levy era contra.

Além disso, circulam em Brasília informações de que o ministro estaria insatisfeito com o governo por achar que ele não está comprometido com o ajuste das contas públicas.

Ontem, Dilma saiu em defesa de Levy, dizendo que ele não está isolado e que em qualquer "família" há "divergencias". "De mim não está isolado", frisou.

(Com Agência Estado e Reuters)