IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Antiga fábrica de chope do Pinguim, em Ribeirão Preto, vai virar shopping

Antiga fábrica da Antarctica ajudou a construir fama do chope de Ribeirão Preto - Divulgação
Antiga fábrica da Antarctica ajudou a construir fama do chope de Ribeirão Preto Imagem: Divulgação

Eduardo Schiavoni

Colaboração para o UOL, em Ribeirão Preto (SP)

18/09/2015 06h00Atualizada em 17/08/2017 18h21

Fundada em 1911, a Cervejaria Antarctica abastecia a tradicional choperia Pinguim e seu chope rendeu fama nacional à cidade de Ribeirão Preto, a 311 quilômetros de São Paulo. Desativada e abandonada desde 2003, a antiga fábrica começou a ser demolida nesta semana.

No terreno de 35 mil metros será construído um shopping center. Anunciado em 2012 e ainda sem data oficial para ser inaugurado, o Buriti Shopping terá como público-alvo as classes B e C. 

Além de projetar o município economicamente e criar a classe operária na cidade, a fábrica, junto com o Pinguim, tornou Ribeirão Preto conhecida como "capital do chope". A choperia, fundada em 1936, tinha condições especiais de negociação com a Antarctica, que lhe forneceu a bebida por mais de 60 anos.

antarctica - Divulgação - Divulgação
Segundo uma lenda, uma tubulação subterrânea ligava a cervejaria ao Pinguim
Imagem: Divulgação

Considerado de muito boa qualidade, o chope deu origem a uma lenda: de que havia uma tubulação subterrânea, uma espécie de serpentina gigante, ligando a fábrica diretamente à choperia --uma distância de cerca de um quilômetro. 

Atualmente, o chope servido no local é produzido em Jaguariúna, também no interior paulista.

Projeto é de investidores de GO e SP

No começo dos anos 2000, a fábrica foi vendida para a canadense Molson Coors. O novo dono resolveu fechar definitivamente o local, em 2003, alegando que o maquinário estava ultrapassado e que não valia a pena investir na renovação. Desde então, o prédio estava abandonado.

Bancado por investidores de São Paulo e Goiás, o local onde o famoso chope era produzido dará lugar a lojas, restaurantes e salas de cinema, e deve empregar 3.000 pessoas depois de inaugurado. A ideia é aproveitar a localização próxima ao centro para impulsionar as vendas. 

A previsão é de que a primeira fase do projeto, com investimento de R$ 250 milhões, seja concluída até dezembro.

Parte da fábrica será preservada

As obras tiveram autorização do Conpacc (Conselho de Preservação do Patrimônio Artístico e Cultural) da cidade e devem manter áreas tombadas ou consideradas de valor histórico para a cidade.

Parte da construção antiga deve ser preservada para decorar o novo espaço e contar a história da fábrica, segundo a diretora de comunicação do shopping, Mara Romiti. Entre elas, o local onde eram depositados os cereais e a caixa d'água da cervejaria, com 20 metros de altura.

"É uma honra estar aqui nesse terreno histórico da cidade e poder preservar parte de um local que, por um bom tempo, empregou tanta gente e foi símbolo do poder econômico", disse.

Ex-funcionário e arquiteto aprovam mudança

Estagiário da Antarctica no fim dos anos 1990, o hoje eletricista Alex Oliveira Pinto, 35, vê com bons olhos a iniciativa de construir um shopping no lugar da fábrica, embora se defina como um "órfão" da cervejaria.

antarctica  - Divulgação - Divulgação
'Melhor um shopping do que um prédio abandonado', diz ex-funcionário
Imagem: Divulgação

"Eu peguei o finzinho, mas ainda assim era muito bom. Meu primeiro emprego foi lá e acho que é melhor um shopping do que um prédio abandonado. Tomara que mantenham um pouco da antiga fábrica", disse.

O arquiteto Claudio Bauso, integrante de entidades de preservação do patrimônio em Ribeirão Preto, diz que é positivo preservar elementos da antiga fábrica. "Por muito tempo, o prédio ficou abandonado e podia, certamente, ter sido aproveitado melhor. É um patrimônio que nunca foi tratado como tal", disse.

Segundo ele, a cidade perde cada vez que um prédio histórico é descaracterizado. "Boa parte da história de Ribeirão Preto, que é a história do desenvolvimento econômico do interior do Brasil, já se perdeu. É preciso preservar", disse.