IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

'Prévia' do PIB cai 0,02% em julho e acumula queda de 2,74% no ano, diz BC

Shutterstock
Imagem: Shutterstock

Do UOL, em São Paulo

21/09/2015 08h46Atualizada em 21/09/2015 09h19

O IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), considerado uma "prévia" do PIB (Produto Interno Bruto), caiu 0,02% em julho, na comparação com junho, segundo informações divulgadas pelo Banco Central nesta segunda-feira (21). A comparação é feita já descontando as diferenças sazonais entre os meses de junho e julho.

Na comparação com julho de 2014, o IBC-Br caiu 4,25%.
 
Do começo do ano até julho, o indicador acumula queda de 2,74% e mostra perda de 1,89% em 12 meses, em números dessazonalizados.

O PIB é a soma de tudo o que é produzido no país.

Brasil entrou em recessão no segundo trimestre

A economia brasileira já havia encolhido 1,89% no segundo trimestre. Foi o segundo trimestre seguido de recuo. No primeiro trimestre deste ano, o indicador IBC-Br havia mostrado perda de 0,88%. 

Considerando o dado oficial de inflação, divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) houve queda de 1,9% no segundo trimestre e de 0,2% no primeiro

Dois trimestres consecutivos de encolhimento da economia indicam que o país está em recessão técnica. Já havia ocorrido recessão técnica no ano passado, com resultados negativos do PIB no primeiro e no segundo trimestres. 

Economistas veem queda de -2,7% no PIB em 2015

As projeções de analistas para o PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil em 2015 pioraram, de acordo com levantamento divulgado nesta segunda-feira (21) pelo Banco Central.

A expectativa é de que o PIB registre resultado de -2,7%. Na semana anterior, a projeção era de -2,55%.

IBC-Br

O indicador do BC é visto pelo mercado como uma antecipação do resultado do PIB, e serve de base para investidores e empresas adotarem medidas de curto prazo. Porém, não necessariamente reflete o resultado anual do PIB e, em algumas vezes, distancia-se bastante.

O indicador do BC leva em conta a trajetória das variáveis consideradas como bons indicadores para o desempenho dos setores da economia (agropecuária, indústria e serviços).

A estimativa do IBC-Br incorpora a produção estimada para os três setores acrescida dos impostos sobre produtos. O PIB calculado pelo IBGE, por sua vez, é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país durante certo período.

(Com Reuters)

Inflação volta a atormentar brasileiros