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Destino de mais da metade dos clientes da Unimed Paulistana está indefinido

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Imagem: Shutterstock

Aiana Freitas

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/10/2015 06h00

A maior parte dos clientes da Unimed Paulistana (cerca de 400 mil pessoas, de um total de 744 mil) ainda não sabe qual será sua nova operadora de plano de saúde. 

Esse é o caso dos consumidores de planos coletivos por adesão (contratados por meio de entidades de classe, como federações e sindicatos), e de planos empresariais com mais de 30 pessoas. 

Esses contratos ficaram de fora do acordo firmado nesta semana, que prevê a migração dos consumidores, sem carência, para outras operadoras. 

Parte desses clientes (cerca de 160 mil) tinha contratado o plano por meio da Qualicorp, que já apresentou uma proposta. Os demais, porém, ainda não têm a situação definida.

Acordo para planos individuais ou de empresas pequenas

O acordo assinado nesta semana pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o Ministério Público Estadual, o Ministério Público Federal e o Procon de São Paulo beneficia consumidores de planos individuais, familiares e coletivos empresariais com menos de 30 vidas.

Segundo a ANS, cerca de 155,3 mil clientes que moram em 31 municípios da área de ação da Unimed Paulistana poderão migrar para Central Nacional Unimed, Unimed Seguros e Unimed Federação do Estado de São Paulo (Unimed Fesp).

Um número não determinado de clientes que moram fora desses municípios será atendido por Unimeds de suas regiões.

Qualicorp ofereceu proposta a seus clientes

Por sua vez, a Qualicorp ofereceu a seus clientes a possibilidade de migrar para dois planos da Unimed Fesp --a empresa se comprometeu a oferecer rede médica, cobertura e preço similares aos dos planos da Unimed Paulistana.

Os consumidores da Qualicorp também têm a opção de migrar, em condições especiais, para Amil e SulAmérica. Essas condições são relativas a preço, cobertura, cumprimento ou não de carência, e variam de acordo com o histórico de relacionamento do cliente com a administradora.

ANS: demais consumidores devem esperar 

Segundo a ANS, assim como fez a Qualicorp, as outras administradoras e as empresas que contrataram a Unimed Paulistana para seus funcionários estão negociando e devem transferir seus clientes para outras operadoras.

A agência afirma que esses clientes precisam esperar que a administradora ou a empresa em que trabalham apresentem uma solução.

A Unimed Paulistana, porém, cobrou um posicionamento da ANS sobre o assunto, e diz que ainda possui clientes com esse perfil na sua carteira.

"Em nenhum momento se anunciou se o encerramento da alienação serviria para eles, bem como se participariam da portabilidade extraordinária. Até o presente momento, temos vidas referentes a este tipo de segmentação", disse a empresa, em nota.