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Unimed Paulistana: entenda qual será o futuro dos clientes da empresa

Aiana Freitas

Colaboração para o UOL, em São Paulo

02/10/2015 06h00Atualizada em 02/10/2015 14h51

Nenhuma operadora de planos de saúde se interessou em comprar a carteira de clientes da Unimed Paulistana, cuja quebra foi anunciada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) no começo de setembro.

Os 744 mil clientes da empresa precisam migrar para outros planos. A forma como essa migração pode ser feita depende do tipo de contrato assinado pelo consumidor.

Confira, abaixo, a situação de cada um.

  • Planos individuais/familiares ou empresariais de até 30 vidas

Esses clientes foram beneficiados por um acordo assinado pelo Procon-SP, pela ANS, pelo Ministério Público Estadual e pelo Ministério Público Federal com o Sistema Unimed.

Cerca de 155 mil usuários que moram na área de ação da Unimed Paulistana (31 municípios) poderão escolher migrar para a Central Nacional Unimed, a Unimed Fesp ou a Unimed Seguros.

Eles têm que fazer a troca em até 30 dias, contados a partir desta quinta-feira (1º), e não vão precisar cumprir carências.

Essas empresas criaram quatro planos novos para receber os clientes da Paulistana. As mensalidades variam de R$ 136,04 a R$ 1.766,53, de acordo com a idade do beneficiário e o tipo de plano. Além dos planos novos, a Central Nacional Unimed dispõe de outros planos individuais ativos pelos quais esses clientes poderão optar.

As empresas terão que enviar cartas aos clientes informando sobre as opções que eles têm. Mas os consumidores não precisam esperar a correspondência: já podem procurar os postos de atendimento das operadoras para assinar os contratos novos. Os endereços são os seguintes:

  • Central Nacional Unimed: rua Peixoto Gomide, 282, Cerqueira César, São Paulo; telefone 0800 942-5888
  • Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Unimed Fesp): rua José Getúlio, 78, Aclimação, São Paulo; telefone 0800 702-0400
  • Seguros Unimed: alameda Santos, 787, térreo,  Jardim Paulista, São Paulo; telefone 0800 020-7855 

Quem mora em outros municípios será encaminhado para as operadoras do Sistema Unimed que atendem localmente. Também terão direito à portabilidade, ou seja, mudar de plano sem carência. Eles devem receber cartas com o endereço da Unimed que irá atendê-los.

  • Planos coletivos por adesão contratados por meio da Qualicorp

Cerca de 160 mil clientes da Unimed Paulistana contrataram seus planos por meio da administradora de benefícios Qualicorp. São os chamados planos coletivos por adesão, oferecidos a entidades de classe, como federações e sindicatos.

A Qualicorp ofereceu a esses consumidores a possibilidade de migrar para dois planos da Unimed Fesp, que se comprometeu a oferecer rede médica, cobertura e preço similares aos dos planos da Unimed Paulistana.

A Qualicorp também enviou aos clientes a opção de migrar, em condições especiais, para Amil e SulAmérica. Essas condições são relativas a preço, cobertura, cumprimento ou não de carência, e variam de acordo com o histórico de relacionamento do cliente com a administradora.

Quem tiver dúvidas pode ligar para os números da Qualicorp:

  • Capitais e regiões metropolitanas: 4004-4400
  • Demais regiões: 0800 16 200

 

  • Planos coletivos de outras administradoras e empresariais com mais de 30 vidas

No acordo firmado esta semana entre o sistema Unimed e os órgãos de defesa do consumidor, foram contemplados apenas planos individuais/familiares ou empresariais de até 30 vidas porque considerou-se que os clientes desses planos são mais vulneráveis e enfrentariam mais dificuldades para serem transferidos para outras operadoras.

A Unimed Paulistana, porém, enviou questionamento à ANS para que a agência informe como fica a situação dos planos coletivos por adesão e empresariais com mais de 30 vidas. Mais de 400 mil clientes estão nessa situação --o que representa mais de metade de todos os clientes da operadora.

"Em nenhum momento se anunciou se o encerramento da alienação serviria para eles, bem como se participariam da portabilidade extraordinária. Até o presente momento, temos vidas referentes a este tipo de segmentação", disse a empresa, em nota.

Segundo a ANS, assim como fez a Qualicorp, as outras administradoras e as empresas que contrataram a Paulistana para seus funcionários estão negociando e transferindo os clientes para outras operadoras. 

Assim, para esses casos, não há um acordo específico firmado. Os clientes precisam esperar que a administradora ou a empresa em que trabalham apresentem soluções para seus casos.

Falta de atendimento apressou acordos

A venda, ou alienação da carteira da Unimed Paulistana, era a primeira opção da ANS para tentar retirar a operadora do mercado sem prejudicar muito os clientes.

Na falta de interessados, o passo seguinte seria a oferta pública, um tipo de leilão, dos contratos. Apenas se essa etapa não tivesse sucesso é que a agência determinaria a portabilidade especial ou extraordinária dos planos.

Os constantes problemas enfrentados pelos clientes da Paulistana, porém, acabaram mudando a forma como a agência lidou com esse processo.