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Unimed Paulistana: após mudança, cliente deve pagar só boleto do novo plano

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Imagem: Shutterstock

Do UOL, em São Paulo

07/10/2015 18h36Atualizada em 07/10/2015 18h36

Os clientes da Unimed Paulistana que trocarem de plano por meio da portabilidade extraordinária, determinada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), devem ficar atentos para não pagarem dois boletos durante a transferência.

No mês em que a portabilidade for feita, o cliente deve pagar apenas o boleto da nova operadora. Não precisará pagar o da Unimed Paulistana, segundo a ANS.

A agência fez um acordo com o sistema Unimed. Segundo ele, clientes de planos individuais, familiares e empresariais com até 30 pessoas podem migrar, sem carência, para Unimed Seguros, Central Nacional Unimed e Unimed Fesp.

O cliente não precisa aguardar o contato das operadoras do sistema Unimed para dar início à transferência; pode procurar as empresas diretamente.

Para fazer a portabilidade, é preciso apresentar comprovantes de pagamento de quatro boletos da Unimed Paulistana referentes aos últimos seis meses, o cartão da Unimed Paulistana, RG, CPF e comprovante de residência.

Em caso de dúvidas, os consumidores devem entrar em contato com as operadoras por telefone:

  • Central Nacional Unimed: 0800 94 25 888
  • Unimed Seguros: 0800 020 78 55
  • Unimed Fesp: 0800 702 0400

Clientes de planos maiores devem esperar

Nenhuma operadora de planos de saúde se interessou em comprar a carteira de clientes da Unimed Paulistana, cuja quebra foi anunciada pela ANS no começo de setembro.

O acordo entre a ANS e o sistema Unimed, que teve a participação também do Procon-SP, do Ministério Público Estadual de São Paulo e do Ministério Público Federal, beneficiou apenas uma parte dos consumidores da operadora.

Clientes de planos coletivos por adesão (contratados por meio de entidades de classe, como sindicatos) e empresariais com mais de 30 pessoas, que eram mais de metade da carteira da Unimed Paulistana, não foram contemplados.

Segundo a ANS, eles precisam esperar a administradora de seus planos ou a empresa em que trabalham apresentar uma solução.

A Unimed Paulistana, porém, cobrou um posicionamento da ANS sobre o assunto, e diz que ainda possui clientes com esse perfil na sua carteira.

"Em nenhum momento se anunciou se o encerramento da alienação serviria para eles, bem como se participariam da portabilidade extraordinária. Até o presente momento, temos vidas referentes a este tipo de segmentação", disse a empresa, em nota.