IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Funcionários de fábrica provam M&M's 2 vezes ao dia; veja como é a produção

Ricardo Marchesan

Do UOL, em São Paulo

08/10/2015 06h00

Trabalhar em uma fábrica de chocolates pode ser o sonho dos fãs de doces. Ainda mais se provar o produto for parte de suas funções. No caso da Mars, dona da marca M&M's, essa é uma realidade para cerca de 80 dos 500 trabalhadores da fábrica de Guararema, a 79 km de São Paulo.

Mesmo trabalhando em diversas áreas da companhia, que não necessariamente envolvem contato direto com a produção de chocolate, eles são treinados para participar de testes de qualidade.

Duas vezes ao dia, a Mars realiza um painel com oito a dez desses funcionários. Eles experimentam os doces prontos e também as matérias-primas usadas. O objetivo é testar a qualidade e saber se não há erros na linha de produção. A quantidade ingerida, porém, é pequena.

Além do M&M's, carro-chefe da companhia, eles também provam o Twix, que é feito no local. O Milky Way e o Snickers, os outros chocolates da Mars vendidos no Brasil, são importados.

Meio bilhão de lentilhas por mês

O M&M's foi criado em 1941 pelos americanos Forrest Mars e Bruce Murrie, cujas inicias deram nome ao doce. No Brasil, ele é vendido desde 1994, mas começou a ser feito por aqui três anos depois, em 1997. Em 2006, a produção passou para uma fábrica em Guararema.

Por mês, a fábrica produz mais de 500 milhões de lentilhas de M&M's, como são chamadas as unidades do doce. Para atingir esse número, ela trabalha 24 horas por dia, sem parar, em três turnos. 

Seis cores e um segredo

econ - chocolate - Junior Lago/UOL - Junior Lago/UOL
Funcionários participam de testes de sabor
Imagem: Junior Lago/UOL

No Brasil são vendidos dois tipos de M&M's: o de chocolate e o de amendoim. Segundo a Mars, um dos diferenciais do M&M's é que o chocolate é feito na própria fábrica de Guararema, não é comprado pronto. Por causa disso, o controle de qualidade é maior.

A casquinha, característica principal do doce, é feita de xarope de glicose, amido, açúcar e corante. Apesar de existirem M&M's de cores diferentes em outros países, no Brasil são feitos apenas nas tradicionais: amarelo, laranja, azul, verde, vermelho e marrom. 

Um segredo guardado pela Mars é o modo como o "M" é impresso na casquinha. A reportagem do UOL pôde ver o processo, mas não registrar imagens. As lentilhas são levadas por uma esteira industrial, enquanto um rolo passa por cima delas, fazendo a impressão.