IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Brasil assina contrato inédito para explorar minério no Atlântico Sul

Moacyr Lopes/Folhapress
Imagem: Moacyr Lopes/Folhapress

Karine Melo

Da Agência Brasil

09/11/2015 15h01

O Serviço Geológico do Brasil (CPRM) assinou nesta segunda-feira (9) o primeiro contrato para a exploração mineral no Atlântico Sul.

O acordo foi firmado exclusivamente com a Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos (Isba), vinculada à ONU (Organização das Nações Unidas), que regulamenta a exploração nos oceanos.

O contrato permite ao Brasil explorar ferro, manganês e cobalto por 15 anos, em águas internacionais.

Primeiro país do Hemisfério Sul a ter autorização para pesquisar em áreas internacionais, o Brasil pretende explorar economicamente uma área de 3.000 quilômetros quadrados (km²), em uma região conhecida como Alto Rio Grande, distante 1.500 km do Rio de Janeiro.

O local é uma elevação submarina, situada em águas internacionais, no oeste do Atlântico Sul.

Nos últimos cinco anos, foram investidos cerca de R$ 60 milhões em pesquisas no Atlântico Sul com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento. Para desenvolver o plano de trabalho previsto são necessários investimentos da ordem de US$ 11 milhões.

Segundo o Serviço Geológico do Brasil, a iniciativa estimulará o desenvolvimento científico e a criação de um parque capaz de estudar novas tecnologias e equipamentos de ponta.

O projeto envolve universidades e a cooperação internacional. O contrato inclui o compromisso brasileiro de oferecer treinamento para que técnicos possam atuar na exploração em águas profundas, nos países em desenvolvimento.