IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Índice de Clima Econômico no Brasil atinge menor nível desde 1989

Do UOL, em São Paulo

12/11/2015 10h55

O ICE (Índice de Clima Econômico do Brasil) do Brasil caiu 11% entre julho e outubro, passando de 76 pontos para 68 pontos, menor nível desde janeiro de 1989, quando atingiu os 44 pontos. O resultado do país foi o pior entre os Brics (grupo que inclui Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

O indicador, divulgado nesta quinta-feira (12), foi elaborado em parceria entre o instituto alemão Ifo e a FGV (Fundação Getúlio Vargas).

De acordo com o levantamento, a inflação e falta de confiança na política do governo são os principais problemas no Brasil.
 
A piora do ICE foi disseminada entre as principais economias ocidentais, mas o indicador continua em nível favorável nos Estados Unidos e na União Europeia. "A piora no clima está associada ao Índice de Expectativas (IE), sem alterações na percepção sobre a situação atual na União Europeia, e com o registro de melhora na margem no caso dos Estados Unidos", diz a FGV. 
 
O ICE da América Latina caiu 5% em outubro em relação a julho passado, mantendo-se em nível inferior à média histórica pelo 10º trimestre consecutivo. O ICE Mundial recuou 7% no trimestre, ficando abaixo da média pela primeira vez desde outubro de 2012.