IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Entidade pede que Dilma vete MP que faz conta de luz subir quando há seca

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

26/11/2015 17h58Atualizada em 26/11/2015 17h58

A Proteste, entidade de defesa dos direitos do consumidor, informou ter enviado um ofício à presidente Dilma Rousseff, nesta quarta-feira (25), pedindo que ela vete a Medida Provisória 688/15.

Um dos efeitos dessa MP é permitir que as empresas de energia aumentem a conta de luz em caso de seca no país. 

Quando há pouca chuva, o nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas cai, o que diminui a produção de energia. Para compensar essa queda, o governo manda acionar usinas termelétricas, a carvão, que são mais caras. É o que acontece no país desde 2013.

Se a MP for sancionada, a Proteste estima que as contas de luz no país todo subam 5%.

A medida provisória foi aprovada pelo Congresso na terça-feira (24) e segue para ser sancionada ou vetada pela presidente.

Segundo a Proteste, a medida fará "com que os consumidores, num curto espaço de tempo, não consigam minimamente sustentar-se, consumidos por dívidas impagáveis".

Conta de luz deve fechar o ano com alta de 51,7%

Só em 2015, as contas de luz no país todo devem subir 51,7% em média, de acordo com estimativa do Banco Central. Desde janeiro, as contas são acrescidas de uma cobrança extra, chamada de bandeira vermelha, para compensar gastos mais altos para gerar energia.

A entidade usou como exemplo a conta de luz de uma família do Rio de Janeiro para mostrar o quanto a conta já subiu. Mesmo tendo consumido neste mês a mesma quantidade de energia que em novembro do ano passado, a família pagou 92,61% a mais na conta de luz., segundo a Proteste.