IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

A350 XWB da TAM faz voo de teste na França; avião chega ao Brasil neste mês

Do UOL, em São Paulo

01/12/2015 16h01Atualizada em 09/12/2015 14h35

O primeiro A350 XWB da TAM Linhas Aéreas fez seu primeiro voo nesta terça-feira (1º), decolando do aeroporto internacional Toulouse, na França. O avião está na fase final de produção, com testes em solo e no ar, e deve ser entregue à companhia aérea ainda neste mês.

A previsão é que o novo avião comece a voar comercialmente em janeiro, na rota Guarulhos (São Paulo) – Manaus. Na sequência, a empresa deve lançar voos entre Guarulhos - Miami (EUA), Guarulhos (São Paulo) - Madri (Espanha) e Guarulhos – Orlando (EUA).

A TAM é a quarta empresa aérea do mundo a receber os aviões (a primeira foi a Qatar Airways), e a primeira da América.

O Grupo LATAM Airlines, criado a partir da associação entre as companhias LAN Airlines e TAM, já encomendou 27 modelos dessa aeronave.

Janelas panorâmicas e bagageiros mais espaçosos

A aeronave pode conter diferentes configurações, dependendo da companhia aérea. O avião da brasileira terá capacidade para 348 passageiros, sendo 30 poltronas na classe executiva e 318 na econômica.

Cada fileira da econômica terá nove assentos de 45,72 cm de largura, o que, segundo a companhia, dará aos clientes mais espaço, além de oferecer janelas panorâmicas e bagageiros mais espaçosos para guardar seus pertences de mão.

A empresa está estudando criar uma econômica 'plus' a partir do quarto avião, o que vai ocasionar mudanças na configuração das três primeiras aeronaves.

Modelo é aposta da Airbus contra 787 e 777 da Boeing

O avião, de médio porte e longo alcance, tem parte da fuselagem e das asas feita com material similar a fibra de carbono. O modelo vem para concorrer com o 787 e o 777 da norteamericana Boeing. 

Com inovações na aeronave, a Airbus promete diminuir as dores de ouvido comuns nas viagens de avião e reduzir o jet lag, cansaço causado por longos voos em que há mudança de fuso horário.

São fabricados três modelos do A350 XWB: 800, 900 e 1.000. A TAM adquiriu os aviões do modelo 900, que têm 66,9 metros de comprimento por 17,05 metros de largura, em média, e autonomia de voo de 14,4 mil quilômetros.