IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Empresa faz test-drive de prédio com cerveja artesanal, churrasco e piscina

Aiana Freitas

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/12/2015 06h00

Uma construtora de Curitiba (PR) está oferecendo a possibilidade de consumidores fazerem um test-drive de um de seus empreendimentos. O potencial comprador é convidado a usar as áreas comuns do prédio, de graça. Ele pode, ainda, levar oito amigos.

A iniciativa foi adotada pela construtora Víncere no Refuge Parque Bacacheri. A ideia, segundo Marlon Vinícius da Rocha, diretor da empresa, é fazer com que o maior número possível de pessoas conheça o empreendimento.

A construtora montou uma agenda com eventos que são realizados no salão de festas gourmet, de quinta a domingo, e têm duração de cerca de três horas. A cada dia, é oferecida uma opção: pode ser um happy hour com degustação de cerveja artesanal, um churrasco ou um jantar com sushi, por exemplo.

O evento é organizado pela própria construtora, sem custo para o visitante, que também é convidado a conhecer um apartamento decorado. Ele ainda pode, com os amigos, usar piscina, parquinho e outras áreas comuns.

Apartamentos de 64m² e 77m²

O prédio foi entregue em setembro com cerca de 70% das unidades vendidas. São dois tipos de apartamento: os de 64m² têm dois quartos e custam a partir de R$ 400 mil; os de 77m² têm três dormitórios e preço a partir de R$ 500 mil. Os valores variam conforme o andar do imóvel.

Rocha diz que a empresa enfrentou dificuldade para vender todos os 119 apartamentos quando estavam apenas na planta. Uma pesquisa encomendada pela construtora mostrou que quem conheceu o imóvel depois de pronto, porém, se interessou em comprar. "Então achamos que tínhamos de trazer mais pessoas para conhecer."

Segundo ele, poucos apartamentos estão ocupados, e os atuais moradores não se importam de dividir as áreas comuns com desconhecidos por algumas horas. Os eventos só ocorrem em dias em que os espaços que precisam de agendamento, como o salão gourmet, não foram previamente reservados pelos moradores.

Não dá para evitar 'espertinhos'

O convite para as visitas é feito por corretores de imóveis quando o cliente manifesta interesse nos apartamentos. Cada cliente pode participar do test-drive apenas uma vez. Rocha diz que não há como diferenciar reais interessados de pessoas que possam querer apenas beber e usar a piscina de graça.

"Tentamos filtrar os clientes pelo cadastro, mas não temos como evitar que alguns eventos sejam desperdiçados por causa de alguns 'espertinhos'. Esse é um risco do negócio", diz. Rocha acredita, porém, que mesmo as visitas de "espertinhos" podem ser vantajosas, porque algum amigo convidado pode acabar se interessando pelo imóvel.

O objetivo da construtora é levar o test-drive para outros lançamentos imobiliários no futuro.