IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Vinícola chilena usa WhatsApp como "personal sommelier" e dá dicas de vinho

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

12/12/2015 06h00

Dá para combinar vinho com bolinho de bacalhau? Posso armazenar a garrafa de vinho na posição vertical? Essas são algumas das perguntas enviadas por consumidores para um serviço de "personal sommelier" criado pela vinícola chilena Concha y Toro no Brasil.

O serviço funciona por meio do aplicativo de mensagens instantâneas WhatasApp, e está disponível para consumidores de quatro capitais: São Paulo (11-97403-8524), Rio de Janeiro (21-99543-8383), Curitiba (41-9146-1174) e Florianópolis (48- 9192-7567).

É gratuito, mas a empresa só indica produtos de sua marca. O consumidor pode driblar essa restrição escolhendo a uva recomendada para cada prato, mas de outra produtora, se quiser.

Uma mensagem enviada pelo UOL questionou o que seria indicado para tomar com pratos tipicamente consumidos no Natal, como peru e lombo.

"Para pratos típicos da ceia de Natal, indico o Marques de Casa Concha Chardonnay, por ser um vinho branco encorpado com notas refrescantes e sabor marcante e intenso", foi a resposta, enviada em poucos minutos. Quem quiser comprar outra marca pode simplesmente buscar um vinho que seja de uva chardonnay.

Para combinar com o bolinho de bacalhau citado no início desta reportagem, a indicação do especialista, segundo a própria Concha y Toro, também foi o vinho Marques de Casa Concha Chardonnay.

"Como o bolinho de bacalhau é mais gorduroso e salgado, ele combina perfeitamente com a uva chardonnay. Essa uva tem uma acidez mais acentuada, fazendo com que o sal e a gordura da comida fiquem mais amenos na boca."

Atendimento vai até o dia 20

O atendimento é feito de quarta a sábado, das 12h às 23h, e aos domingos, das 10h às 18h.

A consultoria por WhatsApp começou a ser dada em 20 de novembro e vai até 20 de dezembro. A Concha y Toro não informa quantas mensagens o serviço tem recebido por dia, mas diz que as maiores dúvidas são sobre como harmonizar a bebida com um prato específico.

Segundo a empresa, as dicas são dadas por especialistas formados pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS). Durante as consultas, a Concha y Toro aproveita para divulgar o rótulo Marques de Casa Concha, que dá nome ao projeto.

Também segundo o especialista, os vinhos devem ser sempre guardados na posição horizontal. "Caso ele fique na vertical, que seja no menor período possível."