IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

O que mudou na sua vida com a crise econômica em 2015? Mande seu relato

Do UOL, em São Paulo

16/12/2015 06h01

Compra bem menor no mercado, uma montanha de roupa suja acumulando para lavar e aquele convite que nunca mais chegou para o churrascão de domingo. Esses são apenas alguns exemplos do impacto da crise econômica na vida dos brasileiros. Mas, e no seu caso, quais foram as mudanças que você mais sentiu?

Grave um vídeo de até 30 segundos e envie o seu relato pelo nosso WhatsApp (11) 95520-5752. Você pode contar sua história do impacto da crise no seu cotidiano ou mostrar na prática o que está fazendo para economizar.

Os exemplos que citamos no início são reais. A coordenadora de Recursos Humanos Isabel Correia reclama da alta na conta de luz. “Minha conta era de R$ 86. O mês passado veio R$ 216. Foi um absurdo.” Com isso, ela passou a usar menos vezes a máquina de lavar roupa – e ainda assim a conta vem alta.

Jairo Rocha, gerente de relacionamento, tem sentido a ausência nos churrascos. “Os amigos comumente convidavam para fazer um churrasco em datas importantes. Agora fica restrito a entes familiares mais próximos”, diz.

O assessor de imprensa Eduardo Cosomano afirma que a principal diferença é na compra de supermercado. “As mesmas coisas que comprava muito mais caras.” O jeito foi deixar os supérfluos --como chocolates-- de lado. “Costumava sair para jantar fora e agora não vou mais”, lamenta.

Assista aos depoimentos abaixo: