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Prazo para táxi aceitar cartão em São Paulo é prorrogado até 4 de março

Fernando Donasci/Folha Imagem
Imagem: Fernando Donasci/Folha Imagem

Do UOL, em São Paulo

17/12/2015 20h13

A Prefeitura de São Paulo prorrogou o prazo para os taxistas aceitarem pagamento por cartões de débito e crédito até o dia 4 de março. Originalmente, a obrigação deveria entrar em vigor na próxima segunda-feira (21). A nova portaria foi publicada nesta sexta-feira (18) no “Diário Oficial”.

A exigência do pagamento eletrônico foi publicada no dia 20 de novembro, e o prazo inicial para adaptação dos taxistas era de 30 dias. "O adiamento, atendendo solicitação das entidades representantes dos taxistas, é em razão de o mercado não conseguir atender a alta demanda dos taxistas que buscaram instalação de equipamentos", informou o Departamento de Transportes Públicos (DTP).

A nova norma obriga todos os taxistas a aceitaram cartão de débito e crédito. Segundo o departamento, “qualquer instrumento, equipamento ou tecnologia poderá ser utilizado” pelos profissionais, desde que estejam disponíveis para o passageiro essas opções.

A norma determina ainda que os táxis devem ser equipados com carregador de energia elétrica para celulares, tablets e computadores.

A multa para o taxista que não cumprir a determinação é de R$ 32,40, e o condutor receberá 5 pontos em seu prontuário. Em caso de reincidência, o valor e a pontuação dobram. O taxista estará sujeito ainda a ter seu veículo e Condutax (cadastro para taxistas) retidos.

Após a publicação da portaria, o sindicato dos taxistas de São Paulo se posicionou favorável à nova regra, mas pediu à Secretaria Municipal de Transportes a prorrogação do prazo de adequação.

Segurança nos pagamentos

Para aceitar cartões, o taxista pode firmar parcerias. O mercado tem empresas que oferecem o aluguel de leitores de cartão, como a Rede e a Cielo. Outra opção é comprar o aparelho, como oferece o PagSeguro, empresa do UOL.

As três empresas também oferecem leitores de cartão que funcionam ligados ao celular ou ao tablet do motorista. Neste caso, o taxista utiliza um leitor que é acoplado ao aparelho com acesso à internet.

Entre os fatores considerados para a determinação das novas regras, segundo a prefeitura, está “a necessidade de aprimorar a segurança nos procedimentos de pagamento".

Alexandre Magnani, diretor de Novos Negócios do PagSeguro, diz que há vantagens para o taxista e para o cliente. “Além de dar a segurança para o taxista, que não precisa ficar guardando dinheiro dentro do taxi, o pagamento eletrônico melhora a conveniência para o cliente, porque facilita a questão do troco”, afirma.

Segundo o taxista Gildo Gomes, o movimento de passageiros aumentou cerca de 30% após ele começar a utilizar uma máquina de cartão, há um ano. “Não é todo mundo que anda com dinheiro”, diz.

Pagando pelo celular

O taxista pode fazer ainda cadastro em empresas de aplicativos de celular, como o Vá de Táxi (do UOL e da Porto Seguro), o 99Taxis, e o Easy Taxi, que permitem o pagamento por cartão de crédito.

Para utilizar os serviços, o passageiro precisa baixar o aplicativo de sua preferência e cadastrar o número de seu cartão de crédito. Depois, quando solicitar um táxi pelo aplicativo, o cliente pode escolher a opção de pagamento em seu celular. O taxista que quiser se associar aos serviços, além de baixar o aplicativo, deve fazer o cadastramento na empresa.

Márcio Tadeo Temperini, taxista há quase 40 anos, usa aplicativos para conseguir passageiros e receber o pagamento pelo celular. Segundo ele, atualmente cerca de 80% de seus clientes solicitam seus serviços por meio dessa tecnologia.

Apesar disso, ele vai ter de correr para ter também o leitor de cartão em seu táxi. “Eu deixo de atender algumas pessoas por causa da falta da máquina”, diz. 

Reclamações 

Encerrado o período de adaptação, os passageiros poderão fazer suas reclamações sobre táxis fora da norma ao Departamento de Transportes Públicos (DTP):

  • por email: dtpsac@prefeitura.sp.gov.br;
  • pelos telefones: (11) 2692-3302; 2291-5416; 2692-4094;
  • ou pelo telefone 156.

Para fazer a denúncia, é preciso informar a placa do veículo táxi e o horário da ocorrência. "A fiscalização irá verificar a veracidade de toda e qualquer denúncia checando se o taxista disponibiliza meios de pagamentos eletrônicos", informa o DTP.