Primeiro Airbus A350 para uso comercial chegou hoje ao Brasil
O primeiro avião A350 XWB para uso comercial chegou ao Brasil nesta sexta-feira (18). Ele partiu da sede da Airbus, em Toulouse (França), e pousou em Belo Horizonte/Confins (MG) nesta manhã. A previsão é que ele chegue ao aeroporto de Guarulhos (SP) em 19 de dezembro.
O novo modelo da Airbus já tinha passado pelo país em agosto do ano passado, durante uma demonstração comercial.
A TAM é a quarta empresa aérea do mundo a receber os aviões (a primeira foi a Qatar Airways), e a primeira da América.
O avião deve começar a voar comercialmente em janeiro, na rota Guarulhos (São Paulo) – Manaus. Na sequência, a empresa deve lançar voos entre Guarulhos - Miami (EUA), Guarulhos (São Paulo) - Madri (Espanha) e Guarulhos – Orlando (EUA).
O Grupo LATAM Airlines, criado a partir da associação entre as companhias LAN Airlines e TAM, já encomendou 27 modelos dessa aeronave.
Janelas panorâmicas e bagageiros mais espaçosos
A aeronave pode conter diferentes configurações, dependendo da companhia aérea. O avião da brasileira terá capacidade para 348 passageiros, sendo 30 poltronas na classe executiva e 318 na econômica.
Cada fileira da econômica terá nove assentos de 45,72 cm de largura, o que, segundo a companhia, dará aos clientes mais espaço, além de oferecer janelas panorâmicas e bagageiros mais espaçosos para guardar seus pertences de mão.
A empresa está estudando criar uma econômica 'plus' a partir do quarto avião, o que vai ocasionar mudanças na configuração das três primeiras aeronaves.
Modelo é aposta da Airbus contra 787 e 777 da Boeing
O avião, de médio porte e longo alcance, tem parte da fuselagem e das asas feita com material similar a fibra de carbono. O modelo vem para concorrer com o 787 e o 777 da norte-americana Boeing.
Com inovações na aeronave, a Airbus promete diminuir as dores de ouvido comuns nas viagens de avião e reduzir o jet lag, cansaço causado por longos voos em que há mudança de fuso horário.
São fabricados três modelos do A350 XWB: 800, 900 e 1.000. A TAM adquiriu os aviões do modelo 900, que têm 66,9 metros de comprimento por 17,05 metros de largura, em média, e autonomia de voo de 14,4 mil quilômetros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.