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Novas regras de atendimento vão encarecer planos de saúde, dizem empresas

Do UOL, em São Paulo

15/01/2016 17h17

As novas regras de atendimento dos planos de saúde, divulgadas nesta sexta-feira (15) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), terão impacto nos valores das mensalidades pagas pelos consumidores.

A afirmação é da Abramge, associação que representa as operadoras.

Segundo a norma, que entra em vigor em 15 de maio, as empresas serão obrigadas a cumprir prazos de atendimento ao consumidor, além de oferecer canais de contato por telefone e pessoalmente. 

Por meio de nota, a Abramge diz que "orienta suas associadas a cumprirem integralmente as regras da ANS". Mas afirma que "as frequentes alterações" das normas do setor "têm consequências diretas" nos valores dos planos de saúde.

A associação se pronunciou de forma semelhante no ano passado, quando a ANS divulgou uma lista de 21 novos procedimentos (como exames e consultas) que as operadoras teriam de passar a cobrir. As novas coberturas passaram a valer no começo de janeiro.

"A Abramge considera importante a consolidação dessas normas, até mesmo como ferramenta para contenção da escalada de custos dos planos, mantidos pelos beneficiários", diz a nota.

Prazo curto

A associação que representa as operadoras também considera que o prazo que as empresas terão para se adaptar às novas regras, de 120 dias, é muito curto.

"[A mudança] envolverá altos custos e esforços operacionais e administrativos para as operadoras, que deverão arcar com a adequação de sistemas, aquisição de equipamentos, compra ou aluguel de espaços físicos, contratação e treinamento de pessoal, estrutura jurídica, entre outras demandas, para que o atendimento ao beneficiário ocorra de maneira transparente, ágil e satisfatória."