IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Empresa obriga modelos a comerem em sessões de foto para evitar magreza

Modelo em sessão de fotos da marca de moda britânica Rose & Willard - Reprodução/Facebook
Modelo em sessão de fotos da marca de moda britânica Rose & Willard Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

05/02/2016 06h00

A marca britânica de moda feminina Rose & Willard determinou que as modelos contratadas para fazer seus anúncios comam durante as sessões de fotos. E elas precisam comer em frente de alguma testemunha da empresa para não burlarem a regra.

A determinação consta de uma cláusula, não negociável, do contrato firmado com as agências de modelos para as campanhas publicitárias da empresa. Se a cláusula não for cumprida, nem as modelos, nem as agências, serão pagas.

"Sentimos que temos a responsabilidade de proteger essas jovens mulheres de uma indústria que pode explorá-las e colocá-las sob pressão para que passem fome e prejudiquem sua própria saúde e bem-estar", escreveu Heidy Rehman, uma das fundadoras da marca, em artigo publicado no site Huffington Post.

Delírios

Ela disse que a decisão da empresa foi baseada em fatos presenciados em sessões de fotos da marca, em que as modelos ficavam sem comer o dia todo e falavam que se sentiam pressionadas para manter o peso baixo. Uma chegou a ter delírios e falar coisas sem sentido.

"Algumas modelos, e outras pessoas, também nos disseram que é comum que as modelos comam lenços de papel durante as sessões de fotos para evitar que o estômago ronque."

Ela afirma, ainda, que a marca chegou a usar fotos de modelos não profissionais em seu site, mas que essa iniciativa não foi bem recebida. Por isso a empresa optou por contratar modelos para a campanha de verão.