IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Governo suspende a venda de 46 planos de saúde de oito operadoras

Do UOL, em São Paulo

26/02/2016 14h49Atualizada em 26/02/2016 16h48

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou, nesta sexta-feira (26), a suspensão da venda de 46 planos de saúde de oito operadoras. A medida vale a partir de 4 de março, próxima sexta.

Isso significa que, temporariamente, esses planos não poderão ter novos clientes. O atendimento aos atuais consumidores continua normal --são 314,3 mil pessoas.

A lista com todos os planos suspensos pode ser acessada no site da ANS: http://zip.net/brp9ZJ (endereço encurtado e seguro).

Segundo a ANS, entre os problemas que levaram às suspensões estão a demora para atender os clientes e a negação de coberturas. As operadoras que negaram indevidamente cobertura a seus clientes podem, ainda, receber multa de R$ 80 mil a R$ 100 mil. 

Unimed Rio lidera suspensões 

A operadora que teve a maior quantidade de planos suspensos foi a Unimed Rio (26 no total).

A empresa disse ao UOL que a suspensão não prejudica o atendimento a clientes e que tem um grupo de trabalho interno dedicado à melhoria dos indicadores monitorados pela ANS. “A cooperativa acredita que o resultado dos ajustes que estão sendo feitos será percebido nas próximas avaliações da Agência”, disse a Unimed Rio.

33 planos poderão voltar a ser vendidos

A ANS também autorizou a retomada da venda de 33 planos de 16 operadoras.

A lista completa pode ser consultada no site da agência: http://zip.net/bwrPmn e http://zip.net/bmsm69.

Esses planos tinham sido alvo de suspensão anterior, mas, segundo a agência, as operadoras conseguiram comprovar melhoria no atendimento nos últimos três meses.

A ANS vem anunciando proibições de vendas de planos desde o final de 2011.