IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Preço de ovo de Páscoa varia até 125,5% em São Paulo, segundo Procon

Filipe Redondo/Folha Imagem - 18.03.09
Imagem: Filipe Redondo/Folha Imagem - 18.03.09

Do UOL, em São Paulo

15/03/2016 13h04Atualizada em 15/03/2016 13h09

Os preços dos ovos de Páscoa podem variar até 125,48% de uma loja para outra em São Paulo, mostra pesquisa feita pela Fundação Procon-SP e divulgada nesta terça-feira (15).

Os técnicos do órgão pesquisaram os valores cobrados por 136 itens em dez estabelecimentos da capital paulista, entre os dias 29 de fevereiro e 2 de março.

Segundo o Procon, foram comparados 25 tipos de barras de chocolate, 21 sabores de bolos de Páscoa, 13 referências de caixas de bombons e 77 sabores de ovos de Páscoa das principais marcas.

Entre os ovos, a maior diferença constatada foi de 125,48%, para os ovinhos de chocolate ao leite (com recheio de trufas, brigadeiro, ao leite e morango) de 110 g da marca Montevérgine:

  • foram encontrados por R$ 3,10 em uma unidade do Walmart na zona oeste;
  • e por R$ 6,99 na Lojas Americanas no centro da cidade.

Nos preços dos bombons, a maior diferença encontrada foi de 158,43% nos bombons finos com licor e cereja de 195 g da Montevérgine:

  • custavam R$ 4,33 em um estabelecimento;
  • e R$ 11,19 em outro.

A maior variação nos bolos de Páscoa foi de 93,11% e, nas barras de chocolate, 51,74%.

A pesquisa completa pode ser acessada no site do Procon: http://zip.net/brs1Nr (link encurtado e seguro).

Dicas para as compras

O Procon-SP orienta que o consumidor faça uma comparação entre os preços praticados por diferentes estabelecimentos e também considere a relação qualidade, peso e preço do item a ser adquirido.

“Neste ano, em especial, foi observado no levantamento que alguns fabricantes reduziram a gramatura de seus produtos, sendo observado com mais frequência nos ovos de Páscoa”, afirma o órgão.

Segundo o Procon, algumas informações que são obrigatórias na embalagem devem ser observadas com atenção: prazo de validade, composição e peso líquido do produto.