IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Na onda do MasterChef, marca faz concurso de novos sabores para salgadinho

iStock
Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

18/03/2016 16h44Atualizada em 18/03/2016 16h44

A marca de batatas Ruffles decidiu relançar a campanha "Faça-me um sabor", que convida os consumidores a sugerir novos sabores para o produto.

A ideia é aproveitar o crescente interesse dos brasileiros por culinária, evidenciado por meio do sucesso de programas de televisão como o MasterChef, da Band, segundo Roberto Satriani Pasqualoni, gerente de marketing das marcas Ruffles e Doritos.

"Além disso, essa é uma iniciativa forte o suficiente não só para divulgar a marca, mas também para reforçar o volume de vendas", diz.

A iniciativa é semelhante à de 2011, quando a fabricante colocou no mercado três produtos sugeridos por clientes; ao fim da campanha, premiou o criador do sabor "Strogonuffles" (batata sabor estrogonofe). 

Naquele ano, a promoção levou a um aumento de 8% nas vendas da marca. A expectativa agora, segundo Pasqualoni, é superar esse número.

De acordo com a PepsiCo, detentora da marca Ruffles, ela é líder de mercado no seu segmento, mas a concorrência aumentou nos últimos anos --por exemplo, com a volta ao Brasil, em 2013, da marca Lay’s, também da PepsiCo.

Ruffles Strogonuffles - Divulgação - Divulgação
Batata Strogonuffles, vencedora da promoção de 2011
Imagem: Divulgação

R$ 10 mil mais participação nas vendas

Na nova campanha, a empresa pretende selecionar 30 sugestões de novos sabores feitas pelos consumidores. Cada cliente deve receber R$ 10 mil pela participação.

Na fase seguinte, os 30 sabores semifinalistas serão avaliados por uma comissão julgadora da empresa e também passarão por votação nas redes sociais.

Três sabores finalistas serão desenvolvidos internamente pela empresa e colocados à venda por três meses, entre setembro e novembro deste ano.

Com base no desempenho das vendas e na votação dos consumidores no site da promoção, será escolhido o vencedor. O sabor ficará no mercado durante o verão de 2017.

O criador vai receber 1% das vendas da nova batata (a participação também foi dada na campanha de 2011).

Formato e ingredientes

Para participar do concurso "Faça-se um sabor", é preciso comprar um pacote de batata Ruffles, de qualquer tamanho, que tenha o código da promoção.

O novo sabor deve, então, ser sugerido no site da marca (www.ruffles.com.br), até 13 de junho. O consumidor pode, ainda, sugerir o formato da batata, descrever os ingredientes e criar um nome para o produto.