IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Clientes agora podem abrir e fechar conta em banco pela internet

Kelly Oliveira

Da Agência Brasil

25/04/2016 12h29

Os clientes bancários agora podem abrir ou fechar contas bancárias, como conta-corrente e de poupança, usando a internet.

O Conselho Monetário Nacional (CMN) regulamentou, nesta segunda-feira (25), as regras para abertura e fechamento de contas de depósitos por meio eletrônicos. As regras já estão valendo.

Segundo o Banco Central (BC), os bancos terão que adotar procedimentos e controles que permitam confirmar a autenticidade dos documentos eletrônicos. Eles podem usar tecnologias como vídeo, reconhecimento de voz e assinaturas com certificação eletrônica.

"O objetivo é permitir que haja facilidade maior para abertura e encerramento de contas e que o processo incorpore toda a inovação tecnológica", disse a chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do BC, Silvia Marques.

As mesmas regras das contas convencionais são válidas para as contas abertas por meio eletrônico. As regras dizem respeito, por exemplo, à situação cadastral, tarifas, prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento ao terrorismo.

Atendimento de quem não é cliente

O CMN também aprovou resolução que proíbe a recusa de atendimento em caixas convencionais de clientes de outro banco.

Ou seja, se um cliente de um banco for a um caixa pagar um boleto, por exemplo, em outra instituição financeira, terá que ser atendido.

A exceção é para os casos de pagamento de cheques, boletos vencidos e convênios que preveem o pagamento específico em um banco. Segundo Silvia Marques, a resolução esclarece as regras é resultado de reclamações de clientes que não foram atendidos no caixa.