IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ouça o Giro UOL Economia com os destaques desta sexta, 29 de abril

Andre Medeiros

Do UOL, em São Paulo

29/04/2016 19h39

Balanço do mercado

Puxado pelo mau desempenho das ações da Petrobras, do Unibanco e do Bradesco, o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, fechou em queda de 0,74%, a 53.910.51 pontos. Mesmo com a segunda baixa consecutiva, o índice termina semana com valorização de 7,7%.

No mercado de câmbio, o dólar também caiu. A moeda americana perdeu 1,64% e chegou a R$ 3,44, o menor valor de fechamento desde 31 de julho do ano passado. Em 2016, a queda chegou a 12,86%.

Leia mais

 

Sinal verde na luz

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) determinou a manutenção da chamada bandeira verde para maio. Com isso, não será cobrada taxa extra na conta de luz.

O acréscimo deixou de vigorar em abril.  A melhora no nível dos reservatórios das usinas hidrelétricas e o desligamento das termelétricas tornaram a geração de energia mais barata. Mesmo assim, a Aneel pede que os consumidores evitem desperdícios.

Leia mais

 

Oferta demais, procura de menos

Por falar em energia, o leilão realizado hoje, sem a participação das principais distribuidoras do país, vendeu apenas 0,7% da capacidade total oferecida, de 29.628 megawatts.

As maiores empresas do setor alegaram que possuem energia de sobra, o que não é remunerado pela Aneel, e tentam resolver o impasse com o governo. A principal fonte de energia oferecida no leilão foi a eólica, com 17.131 megawatts.

Leia mais

 

Fortuna em cofrinhos, gavetas e bolsos

A população brasileira tem uma fortuna guardada em moedas. De acordo com a Febraban, a Federação Brasileira de Bancos, são cerca de 7,4 bilhões de moedas paradas em bolsos, gavetas e nos famosos cofrinhos.

A entidade aponta que essas moedas precisam circular no mercado, pois facilitam o troco no comércio e reduzem as despesas do governo com novas emissões de dinheiro.

Leia mais

 

Fila crescendo

A taxa média de desemprego no Brasil atingiu 10,9% no primeiro trimestre deste ano, a maior para o período desde 2012. Com isso, são cerca de 11,1 milhões de pessoas sem trabalho.

Os dados são do IBGE, que aponta a falta de efetivação de funcionários temporários como uma das causas do aumento do índice.

Leia mais

 

Seu cantinho a caminho?

Quer comprar uma casa nova? Começou hoje no Rio de Janeiro a 12ª edição do Feirão da Casa Própria, organizado pela Caixa Econômica Federal. O foco vai ser imóveis de até R$ 225 mil para financiamentos pelo programa Minha Casa, Minha Vida ou com recursos do FGTS.

O evento vai até 1º de maio e deve acontecer em outras 14 cidades até 19 de junho. A próxima parada será em Belém, de 13 a 15 de maio. Já em São Paulo o Feirão vai de 3 a 5 de junho. Todas as datas estão disponíveis no site da Caixa.

Leia mais

 

Agenda

E atenção, contribuinte! Termina às 23h59 de hoje o prazo para a declaração do Imposto de Renda 2016. Acesse o site da Receita e saiba como fazer a sua.

Amanhã a China divulga dados sobre a indústria do país que podem afetar diretamente no mercado mundial a partir de segunda-feira.

E também na segunda, o governo divulga dados sobre a balança comercial em abril.