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Beyoncé investe em empresa de suco de melancia e vira garota-propaganda

Daniela Vesco/Divulgação
Imagem: Daniela Vesco/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

04/05/2016 15h38

A cantora pop Beyoncé está investindo em uma start-up (empresa iniciante) de três anos que vende suco de melancia. Com isso, ela se torna a mais nova celebridade a adotar uma postura empreendedora como garota-propaganda da empresa.

A cantora anunciou na última terça-feira (3) um investimento na World Waters LLC, que produz bebidas para esportistas, feitas com suco de melancia processado sob alta pressão. O acordo amplia a carteira de negócios de Beyoncé voltados à saúde e ao bem-estar, que inclui a marca de roupas esportivas Ivy Park e um investimento em um kit de dieta vegana chamado 22 Days Nutrition.

Beyoncé, 34, juntou-se à apresentadora norte-americana Oprah Winfrey e ao astro do basquete LeBron James na crescente lista de celebridades que estão desistindo de acordos tradicionais em favor do investimento direto em empresas.

Oprah, por exemplo, comprou uma fatia de 10% na empresa de dietas Vigilantes do Peso em outubro por US$ 43,2 milhões, enquanto LeBron se livrou de um contrato com o McDonald's para se tornar sócio de um restaurante chamado Blaze Pizza.

"Limonada"

Beyoncé lançou seu álbum "Lemonade" com grande repercussão em 23 de abril. As músicas foram reproduzidas em um especial de uma hora na HBO e, em seguida, disponibilizado para compra ou streaming (ouvir sem precisar baixar o arquivo) no Tidal, serviço que pertence a seu marido, o rapper Jay Z.

A promoção "viralizou" nas redes sociais e gerou uma série de elogios por parte da mídia. De acordo com a revista "Billboard", "Lemonade" vendeu o equivalente a 653 mil discos na primeira semana, mais do que qualquer outro lançamento em 2016.

O acordo com a empresa de bebidas faz sentido, disse à agência de notícias Bloomberg o professor de marketing da Harvard Business School Rohit Deshpande. Famosos investindo em empresas dá uma credibilidade à marca que contratos tradicionais de propaganda não dão, segundo o professor. Autenticidade é o que tem valor hoje, especialmente entre a geração Y, disse.

"Se você é pago para divulgar uma marca, há uma certa desconfiança por parte dos consumidores. Elas pensam: será que ele está mostrando este produto porque foi pago para isso ou porque realmente o usa?", afirmou. "Quando uma pessoa invente numa empresa, então há um sentimento de que aquela pessoa está realmente interessada."

Missão

Nas negociações com Beyoncé, um acordo de propaganda tradicional nunca foi parte das discussões, disse Jody Levy, cofundadora e diretora criativa da World Waters.

"Essa é uma diferenciação muito importante em relação a uma celebridade influente conectada com uma marca, porque isso está mais para uma missão", declara.

Beyoncé citou essa missão, que inclui saúde e fortalecimento da mulher como o foco de seu interesse pela marca.

"Eu investi na empresa porque é o futuro da hidratação limpa e natural. Como sócias, nós compartilhamos uma simples missão: entregar bem-estar acessível para o mundo", disse a cantora em comunicado. "Isso é mais que um investimento em uma marca, é um investimento em líderes femininas, atividade física, fazendeiros norte-americanos e na saúde das pessoas e do nosso planeta."

(Com Bloomberg)