IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Receita cria aplicativo para gerar comprovante de CPF no celular

Do UOL, em São Paulo

07/06/2016 14h44

A Receita Federal criou um aplicativo para gerar comprovante de CPF usando smartphone. Ele está disponível a partir desta terça-feira (7) nos sistemas iOS e Android.

Antes, já era possível emitir o comprovante pela internet. O comprovante de CPF passou a ser virtual em 2011, quando os cartões de plástico deixaram de ser emitidos.

Toda pessoa física com o nome registrado no Cadastro de Pessoa Física poderá conseguir o comprovante de CPF pelo aplicativo, chamado de Pessoa Física, compartilhá-lo em outros aplicativos ou por email e armazená-lo no celular. O comprovante pode ser gerado quantas vezes forem necessárias.

Imposto de Renda

O aplicativo também tem outras funções, como mandar alertas sobre o processamento da declaração de Imposto de Renda, como o pagamento da restituição.

A Receita informa que a autenticidade do comprovante de CPF gerado pelo aplicativo pode ser comprovada no site da Receita (rfb.gov.br), na ferramenta "Confirmação de Autenticidade do Comprovante de Inscrição e de Situação Cadastral no CPF".