IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Ouça o Giro UOL Economia com os destaques desta quarta, 24 de agosto

Saulo Novaes

Do UOL, em São Paulo

24/08/2016 20h23

Mercado em queda

O Ibovespa fechou hoje em queda de 0,52%, com 57.717,88 pontos. Apesar de cair no dia, a Bolsa acumula ganho de 0,71% no mês e de 33,14% no ano.

A baixa de hoje foi puxada, principalmente, pelo desempenho negativo das ações da Vale, da Petrobras e dos bancos.

O dólar comercial teve queda de 0,33%, cotado em R$ 3,223 na venda. Com isso, o dólar acumula desvalorização de 0,62% no mês e de 18,37% no ano.

Leia mais
 


Aumento transitório

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou que o aumento de impostos pode ser necessário "de forma transitória". O governo não considera aumentar impostos neste momento, de acordo com Meirelles, mas esse mecanismo não deve ser descartado no futuro.

O ministro lembrou que a carga tributária do Brasil já é uma das maiores do mundo. E, por isso, aumentá-la ainda mais não deve ser a solução para colocar as contas públicas em ordem.

Leia mais
 


Bonito por fora

Não é só o desemprego que tem deixado brasileiros ficarem com o nome sujo na praça. Maus hábitos de consumo também têm pesado na conta. Os produtos e serviços que mais transformaram consumidores em devedores foram: roupas (45%), sapatos (25,8%) e eletrodomésticos (17,4%).

Os dados são do estudo Perfil do Inadimplente Brasileiro, feito pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Leia mais
 


Demissão suspensa

A Mercedes-Benz suspendeu a demissão de cerca de 2.000 trabalhadores da fábrica em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.

A empresa concordou em suspender as rescisões de contrato e abrir um novo programa de demissão voluntária (PDV) entre os dias 24 e 31 de agosto. A Mercedes também vai dar estabilidade no emprego aos demais funcionários até 31 de dezembro de 2017.

Leia mais
 


Dinheiro parado

Cerca de 260 mil servidores públicos ainda não fizeram o saque do abono salarial do ano-base 2014. O valor é de um salário-mínimo (R$ 880) e está disponível em qualquer agência do Banco do Brasil, até dia 31 de agosto.

O recurso não sacado é devolvido ao Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O benefício é pago a trabalhadores que receberam, em média, até dois salários mínimos em 2014, e cadastrados no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos.

Leia mais
 


Curso para cervejeiro

O Sebrae-SP está oferecendo 50 mil vagas para cursos de formação dedicados a microempreendedores individuais do Estado de São Paulo. Entre as formações oferecidas estão a de manicure, cervejeiro, fotógrafo de casamento e de profissional de personalização de roupas.

A iniciativa faz parte do programa Super MEI, lançado neste mês. Ele também conta com outras ações de formação e formalização de negócios para os participantes.

Leia mais
 


Vigilância na palma da mão

França e Alemanha pressionaram a União Europeia a adotar leis que obriguem aplicativos de mensagens encriptadas, como Telegram e WhatsApp, a ajudar os governos a monitorar comunicações entre suspeitos de terrorismo.

O ministro do Interior da França, Bernard Cazeneuve, disse que autoridades francesas detiveram três pessoas neste mês com "claros planos de um ataque". E também que a polícia precisa de ferramentas melhores para espionar conversas via mensagens encriptadas, utilizando um sistema parecido ao de um grampo telefônico.

Leia mais
 


Agenda

Na agenda da semana, amanhã o Banco Central divulga a Nota de Política Monetária e Operações de Crédito para o mês de julho.