IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

BC mantém juros em 14,25% em 1ª decisão com Temer como presidente efetivo

iStock/vasabii
Imagem: iStock/vasabii

Do UOL, em São Paulo

31/08/2016 18h01

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) manteve a taxa básica de juros (Selic) em 14,25% ao ano. Foi a primeira definição sobre juros depois do impeachment de Dilma Rousseff e a posse de Michel Temer como presidente efetivo. A decisão foi unânime entre os membros do Copom.

Faz mais de um ano que a taxa está nesse nível. Em julho de 2015, ela subiu de 13,75% para 14,25%. Esta é a nona reunião seguida do BC em que os juros ficaram na mesma.

Em seu comunicado sobre a decisão, o BC retirou a expressão de que não há espaço para corte de juros, usada nos últimos meses. No lugar, informou que uma queda dos juros vai depender da desaceleração da inflação para a meta do governo em 2017, que é de 4,5%.

Juros X Inflação

Os juros são usados pelo Banco Central para tentar controlar a inflação. De modo geral, quando a inflação está alta, o BC sobe os juros para reduzir o consumo e forçar os preços a caírem. Quando a inflação está baixa, o BC derruba os juros para estimular o consumo. 

A meta é manter a inflação em 4,5% ao ano, mas há uma tolerância de 2 pontos, ou seja, pode variar entre 2,5% e 6,5%.

Porém, a inflação está bem acima desse limite máximo: chegou 8,74% em 12 meses, segundo os dados mais recentes do IPCA, referentes a julho.

Subir os juros seria uma opção para tentar conter a alta de preços, mas os juros já estão altos e, além disso, o país está em recessão. Uma nova alta poderia fazer a economia encolher ainda mais.

Juros para o consumidor são mais altos

A Selic é a taxa básica da economia e serve de referência para outras taxas de juros (financiamentos) e para remunerar investimentos corrigidos por ela. 

Ela não representa exatamente os juros cobrados dos consumidores, que são muito mais altos.

Segundo os últimos dados divulgados pelo BC, a taxa de juros do cheque especial subiu em julho e atingiu 318,4% ao ano, e os juros do rotativo do cartão de crédito ficaram em 470,7% ao ano.

(Com Reuters)

O que o PIB tem a ver com a sua vida?

UOL Notícias