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Ministério tem força-tarefa para emissão de carteiras de trabalho

Marcos Santos/USP Imagens
Imagem: Marcos Santos/USP Imagens

Da Agência Brasil

05/10/2016 13h59

Devido a uma falha no serviço de agendamento para emissão de carteiras de trabalho, os postos de atendimento do Ministério do Trabalho em todo o país iniciaram nesta quarta-feira (5) um mutirão de atendimento para a concessão do documento. Os trabalhadores que necessitarem da carteira vão poder dar entrada no pedido sem necessidade de agendamento durante todo o mês de outubro.

Para obter o documento, de acordo com o ministério, o trabalhador poderá comparecer aos postos do Ministério do Trabalho ou do SINE (Sistema Nacional de Emprego).

Segundo o Ministério do Trabalho, as carteiras de trabalho serão emitidas normalmente e, caso haja alguma falha no sistema, a emissão será feita de forma manual.

Os trabalhadores que já estiverem com os horários agendados devem comparecer na data prevista. Os agendados terão prioridade no atendimento. Porém, os demais também terão o documento emitido.

A suspensão do agendamento foi uma determinação do ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, para atender a demanda emergencial. “Tendo em vista as falhas no sistema digital, a partir do dia 5 de outubro, nenhum trabalhador ficará sem atendimento”, disse.

O sistema de emissão de carteira digital do trabalho foi lançado em 2008 e passou por uma atualização em 2015, quando foi implantado o agendamento eletrônico. Desde então, o sistema apresenta problemas constantes.

Mais informações podem ser consultadas no site do Ministério do Trabalho (http://zip.net/bytvgZ - link encurtado e seguro).

(Edição: Kleber Sampaio)