IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Transpetro coloca em operação mais dois navios construídos no Brasil

Nielmar de Oliveira

Da Agência Brasil

07/10/2016 11h08

A Transpetro - o braço logístico da Petrobras para a área de transportes - colocou nesta quinta-feira (6) em operação duas novas embarcações construídas no país, em estaleiros localizados em Pernambuco, no âmbito do Promef (Programa de Modernização e Expansão da Frota Nacional de Petroleiros).

O 16º e o 17º navios do Promef partiram ontem mesmo em sua primeira viagem. O Machado de Assis é o oitavo suezmax (petroleiros com calado para trafegar no canal de Suez) construído pelo Estaleiro Atlântico Sul (EAS). O petroleiros seguiu para abastecimento em Salvador (BA).

A embarcação tem capacidade para carregar cerca de um milhão de barris de petróleo e, com seus 274 metros de comprimento, tem 157.700 toneladas de porte bruto.

Já o Lúcio Costa é o quarto gaseiro entregue à companhia e foi construído pelo Estaleiro Vard Promar. A embarcação também já seguiu para o Terminal Aquaviário de Suape (PE).

Com 117 metros de comprimento e capacidade para transportar 7 mil metros cúbicos de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), a embarcação está preparada para operar em todas as regiões do Brasil e na América do Sul.

As informações da Transpetro indicam que atualmente outros nove navios estão em fase de construção no âmbito do Promef. Sete destas embarcações estão em construção no Estaleiro Atlântico Sul (dois suezmax e cinco aframax) e dois gaseiros no Vard Promar.

A previsão de entrega dessas embarcações é até 2019 quando passarão a contribuir para a melhora na eficiência logística de transporte de petróleo e derivados no país, incrementando ainda mais os trabalhos de escoamento da produção da Petrobras.

O que é o Promef

O Promef foi lançado em 2004 pelo governo federal, com a grande promessa de impulsionar o renascimento da indústria naval brasileira, com investimento inicial de R$ 11,2 bilhões na encomenda de 49 navios e 20 comboios hidroviários construídos no país.

Um dos principais empreendimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o programa foi lançado pelo governo e com a promessa de revitalização não só da indústria naval brasileira e como também de melhor capacitar o transporte de petróleo e derivados do país.