IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Caixa e BB assinam acordo que barra saques de dinheiro público em espécie

Felipe Pontes Teixeira

Da Agência Brasil

07/12/2016 14h59

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, anunciou nesta quarta-feira (7) um acordo assinado pelo Ministério Público Federal e pelos bancos públicos Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil para impedir os saques de dinheiro público federal em espécie.

O termo de ajustamento de conduta foi assinado na terça-feira. 

A medida impede que qualquer pessoa, como representantes de prefeituras, por exemplo, saque dinheiro de contas públicas federais na boca do caixa, em espécie.

"Todas as operações a partir de agora terão que ser rastreáveis, independentemente do valor", explicou a subprocuradora-geral da República, Mônica Nicida Garcia.

O objetivo do acordo é contribuir nas investigações de desvios de recursos públicos, ao garantir que o dinheiro tenha a todo momento instrumentos que permitam seu rastreamento.

"Os bancos tiveram a sensibilidade de entender que o saque em espécie torna inviável o rastreamento desse dinheiro depois", disse Janot. "É um salto de qualidade no controle da circulação dos valores públicos que são depositados nesses bancos públicos".